UNIR participa do II Forcult Norte

152

A Universidade Federal de Rondônia, UNIR, é uma das instituições parceiras na realização do II Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Norte, Forcult Norte, que acontece entre esta terça-feira, dia 08, e a quinta-feira, dia 10. O evento é totalmente online e tem o objetivo de contribuir para o intercâmbio cultural entre universidades como estratégia de valorização da diversidade cultural e desenvolvimento da Amazônia. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link http://bit.ly/forcultnorte2021, onde está disponível a programação completa.

A UNIR está participando do evento através da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis, Procea, que colabora na organização do evento, que este ano tem como sede a Universidade Federal do Tocantins, UFT. Além da UNIR e da UFT, também são parte da ação conjunta desenvolvida, e que levou à organização do Forcult Norte, as universidade federais do Pará (UFPA), Amapá (UNIFAP), Roraima (UFRR), Acre (UFAC), Oeste do Pará (UFOPA), e do Amazonas (UFAM).

A programação do evento está inserida no Encontro de Cultura da Região Norte, que reúne desde 2013 e reúne as instituições de ensino superior da região. No dia 08 de junho, o II Forcult Norte terá a realização da palestra “Diversidade Cultural na Amazônia”, com a professora Denise Machado Cardoso, docente da Universidade Federal do Pará (UFPA). Antropóloga e historiadora, ela atua na Assessoria da Diversidade e Inclusão Social da UFPA e coordena o Comitê de Antropologia Visual da Associação Brasileira de Antropologia (CAV/ABA).

No segundo dia do evento, 09, haverá a palestra “Gestão Cultural nas Instituições Públicas de Ensino Superior”. O tema será apresentado pela professora Marcele Pereira, reitora da Universidade Federal de Rondônia, UNIR. No dia 10 de junho a palestra “Plano de Cultura para as Instituições Públicas de Ensino Superior” será ministrada pelo professor Alexandre Molina, Diretor de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

A programação prevê ainda diversas apresentações culturais, como por exemplo performances de corais das instituições envolvidas. Também acontecerão reuniões de grupos de trabalho voltados para os temas abordados nas palestras e outros focados nas ações de cultura nas instituições de ensino superior da Amazônia. As transmissões ds atividades do II Forcult Norte podem ser acompanhadas através do canal da UNIR no Youtube, no link https://www.youtube.com/watch?v=s_S4xwnK9aA

Fonte: UNIR