Com medidas obrigatórias de cuidados sanitários comércio de Vilhena vai reabrir

Membros do comitê gestor da crise votou pela liberação do comércio de forma parcial. Regras do novo decreto devem ser anunciadas nesta segunda-feira, 30.

8168
Reunião durou 4 horas e discutiu diversos aspectos do decreto municipal

Os membros do Comitê Gestor Municipal de Enfrentamento ao novo Coronavírus em Vilhena se reuniram na manhã deste domingo, 29, e deliberaram por cerca de quatro horas as alterações propostas pela Associação Comercial e Industrial de Vilhena (Aciv). Por meio de votação, o grupo decidiu redigir alterações no decreto que permitirão, a partir de abril, o funcionamento de diversas atividades comerciais e, ao mesmo tempo, adicionam várias medidas obrigatórias de cuidados sanitários.

Preocupados com as finanças das empresas e funcionários de seus associados, os diretores da Aciv se organizaram com a classe para solicitar a reabertura do comércio. Após cinco dias de paralisação, na sexta-feira, foi realizada uma carreata e, no dia seguinte, uma comitiva pediu, através de carta de reivindicações da Aciv endereçada à Administração Municipal, que a economia local fosse estimulada com o fim das restrições. A reunião de hoje foi a continuação deste debate iniciado no sábado, 28.

Representando diversos setores da cidade, como os segmentos hoteleiro, contábil, alimentício, varejista, industrial, entre outros, a associação relatou que, caso a “quarentena comercial” continuasse por mais tempo, as perdas financeiras seriam grandes, as demissões iriam somar centenas e um possível “caos social” seria instalado no município.

Exigindo compromisso da entidade em manter seus associados engajados na adoção de medidas preventivas à disseminação da pandemia em suas empresas, a maioria do dos membros do comitê votou pela liberação do comércio de forma parcial, ainda permanecendo impedidas de funcionar as atividades que geram aglomeração de pessoas.

A legalidade das novas medidas está sendo analisada pela assessoria jurídica da Prefeitura, visto que o Estado tem decreto mais restritivo. A expectativa é que o decreto esteja pronto na segunda-feira, 30, e passe a vigorar a partir de quarta-feira.

Foi considerada a preocupação quanto à responsabilização de empregadores, caso um de seus funcionários adquira a covid-19 ao trabalhar em um ambiente onde não estão garantidas as condições de higienização e equipamentos de proteção individual. Dessa forma, o decreto incluirá também regras rígidas para que as empresas locais respeitem as normas do Ministério da Saúde quanto aos cuidados com a saúde dos trabalhadores e da população durante a pandemia.

Ainda na tarde da segunda-feira, 30, a Prefeitura deve divulgar os termos do novo decreto, visto que diversas exceções e particularidades estão sendo consideradas.

Atualmente, Vilhena tem 11 casos suspeitos de covid-19 sendo acompanhados. Destes, um paciente está internado no Hospital Regional de Vilhena; dois tiveram resultados negativos para coronavírus e foram descartados; e nenhum caso foi confirmado na cidade até as 15h deste domingo. De acordo com a Agevisa, em boletim divulgado no fim da noite deste sábado, Rondônia tinha 6 casos confirmados para covid-19, 228 descartados e 746 notificações.

 

Fonte: Semcom