Áudio atribuído a prefeito de Sapezal revela possível intimidação a promotor de Justiça; ouça

Promotor alvo da mensagem intimatória moveu ação para derrubar o Decreto Municipal que autorizava reabertura de estabelecimentos comerciais na cidade.

12939

Um áudio atribuído ao prefeito de Sapezal (MT) Valcir Casagrande (PSL) revela uma possível ameaça ao promotor de Justiça João Marcos de Paula Alves. (Ouça áudio abaixo).

No áudio acima Casagrande insinua que o promotor precisará se esconder pois os comerciantes irão “cair rasgando” em cima dele.

O promotor moveu uma ação para derrubar o Decreto Municipal 37/2020, de 26 de março, que autorizava reabertura de estabelecimentos comerciais, como restaurantes, casas noturnas, congêneres e demais estabelecimentos dedicados à realização de festas e a permanência de pessoas em bares a partir do dia 5 de abril, além da reabertura de academia e similares.

O pedido de liminar do Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria de Justiça de Sapezal, foi aceito e o juiz de Direito Daniel de Souza Campos determinou, na sexta-feira, dia 27, a suspensão imediata de artigos do Decreto Municipal. Se a prefeitura não cumprir a decisão terá que pagar multa diária de R$ 1 mil.

Na ação, o promotor disse que a decisão do prefeito causa “risco de danos incomensuráveis à realidade local frente à pandemia global” de coronavírus. Ele emendou que a decisão do Município caminha na direção contrária às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e dos órgãos de saúde do país.

Prefeito Valcir Casagrande. (Foto: Reprodução)

Discurso polêmico

Alinhado ao posicionamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pela reabertura das atividades econômicas, Valcir Casagrande polemizou na semana passada ao dizer: “morrer, todo mundo tem que morrer. Entre morrer de fome e de doença, prefiro morrer de doença com barriga cheia”, disse.

Além de ocupar o cargo de chefe do Executivo Municipal, Casagrande é empresário e sua família possui diversas atividades comerciais na cidade. A esposa do prefeito administra uma delas, o Supermercado Real, maior do município.

Na cidade a família possui ao menos uma dezena de atividades comerciais secundárias.

Veja os casos de coronavírus no estado

No Mato Grosso o governador Mauro Mendes (DEM) editou na sexta-feira novo decreto que libera o funcionamento do comércio no Estado desde que sigam as normas de prevenção ao coronavírus. A prefeitura de Sapezal decidiu flexibilizar algumas medidas, seguindo a liberação o decreto do Governo Estadual.