Paciente com suspeita de coronavírus é internado em Vilhena, diz Secretaria Municipal de Saúde

Município tem 10 casos suspeitos

19158

A primeira internação de um caso suspeito de coronavírus (covid-19) foi registrada nessa quinta-feira, 26 de março, em Vilhena. O paciente estava em isolamento domiciliar desde o dia 18, quando foi classificado como caso suspeito pela Prefeitura. Acompanhado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o paciente revelou piora no quadro clínico e teve de ser internado em leito com isolamento no Hospital Regional, com tosse e falta de ar.

A Prefeitura busca formas de agilizar os resultados dos exames e de conseguir kits de testes para o município, mas ainda há escassez em todo o país destes itens. A expectativa é que nos próximos dias as capitais, incluindo Porto Velho, recebem os testes mais rápidos garantidos pelo Ministério da Saúde a fim de entregar mais resultados, com mais velocidade.

Em um comunicado agora à noite, a Semus informou que nenhum novo caso suspeito de coronavírus foi identificado na cidade, até as 21h desta quinta-feira. O número de suspeitos, assim, continua 10 e o de descartados 2.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) revela que está nos preparativos finais da abertura dos leitos emergenciais do CEV para que a Saúde local possa receber os possíveis casos da covid-19.

A Epidemiologia e a Vigilância em Saúde recomendaram que, a partir de agora, todos que chegarem de viagem devam permanecer por 14 dias de isolamento domiciliar, visto que fica aumentado o risco de contágio com a declaração de transmissão comunitária do vírus no país aliada ao crescente número de casos nos estados brasileiros, especialmente os vizinhos a Rondônia.

Evitar contato físico com entregadores e lavar bem as mãos ao se encontrar com pessoas que continuam trabalhando é outra recomendação importante da Semus neste período de isolamento domiciliar. A higiene redobrada dentro de casa destes funcionários ainda em atividade é igualmente recomendada.

Até o momento mais de 1 mil pessoas se cadastraram na lista de transmissão das informações sobre o coronavírus (covid-19) da Secretaria Municipal de Comunicação. Para fazer parte basta salvar o contato 3919-7081 na agenda do celular e enviar a mensagem “corona” pelo WhatsApp.

 

Fonte: Semcom/VHA