Líderes indígenas se reúnem com presidente da Câmara de Vilhena

707

Na manhã desta sexta-feira, 29 de março, o presidente da Câmara, Ronildo Macedo (PV), recebeu em seu gabinete as lideranças das principais aldeias de Vilhena em seu gabinete. Os indígenas pediram ao presidente que requeira junto ao prefeito Eduardo Japonês o patrolamento e encascalhamento das estradas rurais que dão acesso às aldeias do município que abrigam cerca de 1034 indígenas.

De acordo com Manoel Filho Sabanê, líder de uma das aldeias, os índios precisam das estradas com as mínimas condições para o transporte voltado para a saúde: “Nós precisamos trazer nossos doentes e grávidas até o hospital, as condições estão muito ruins para estradas”, disse.

Os índios têm direito a voto e afirmaram que também pagam impostos e estão precisando dos serviços da prefeitura. “Até os profissionais do CASAIS (Casas de Saúde Indígena) que levam a saúde preventiva às aldeias estão com problema para chegar até nós”, disse Manoel.

Ronildo Macedo disse que vai se reunir com o prefeito e vai pedir que a secretaria de Obras dê uma atenção especial às linhas e estradas rurais que atendem as aldeias.

“São mais de mil pessoas, entre crianças e idosos, que enfrentam dificuldades para chegar até a cidade para serem atendidas e vamos buscar os meios para dar esse auxílio da administração municipal para eles, nossa obrigação é atender a todos os vilhenenses”, finalizou Ronildo.

 

Fonte: DICOM – Câmara de Vilhena