Vacinação contra três tipos de gripe começa em postos de saúde de Vilhena; veja regras de segurança

2640
Foto: Semcom/Vilhena

Após ter adiado por uma semana o início da vacinação trivalente contra gripe no município tendo em vista a elaboração de cuidados para prevenção do grupo de risco, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou que adotará as medidas imediatamente e iniciou a vacinação nesta semana. A campanha terá o Dia D neste sábado, 28, e continua até 16 de abril.

Idosos e profissionais da Saúde serão os grupos desta primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que vai realizar ainda mais duas fases para totalizar imunização de mais de 67 milhões de pessoas em todo o país.

A vacina é capaz de proteger as pessoas contra três tipos de gripe: H1N1, H2N3 e influenza A. Os especialistas têm por meta vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos dois grupos desta primeira etapa, até o dia 16 de abril. Somente de idosos, são cerca de quatro mil pessoas.

Até sexta-feira, os postos de saúde vacinarão das 7h30 às 18h, exceto os postinhos dos bairros Industrial e São José, que atenderão das 7h30 às 13h.

O dia D de mobilização municipal para a vacinação acontece no dia 28 de março (sábado), das 8h às 17h, nas escolas Antonio Donadon, Shirley Cerutti, Mário Grasso, Machado de Assis, Ivete Brustolim, Colégio Militar Tiradentes, escola Luiz Carlos e Vilma Vieira.

A partir da segunda-feira, dia 30, durante os dias de semana, as escolas continuarão servindo como pontos de vacinação até o dia 16 de abril, exceto pelas escolas Luiz Carlos e Vilma Vieira, que participarão apenas do Dia D.

REGRAS DE PROTEÇÃO – A Atenção Básica definiu diversas regras para proteção dos idosos, como distanciamento entre os pacientes, uso de máscaras para aqueles que apresentam sintomas e disponibilização de meios para higienização para todos.

 

Fonte: Semcom/Vilhena