Ronildo Macedo é notificado para fazer novo troca-troca na Câmara de Vereadores

Presidente vai cumprir a decisão...

2806
Presidente da Câmara Ronildo Macedo recebeu notificação do juiz eleitoral Vinícius Bovo

Através de ofício, emitido nesta quarta-feira, 25 de março, pelo juiz eleitoral Vinícius Bovo de Albuquerque Cabral, o presidente da Câmara Municipal de Vilhena Ronildo Macedo foi comunicado sobre a decisão judicial que determinou a suspensão dos direitos políticos do vereador Vanderlei Amauri Graebin, condenado criminalmente por falsidade ideológica. No documento, exigiu-se o cumprimento das providências em relação à extinção do mandato eletivo do parlamentar.

A Câmara confirmou que a decisão será cumprida. A Casa informou ainda que o policial civil Wilson Tabalipa deverá ser convocado, na próxima quinta-feira, 2 de abril, para assumir a vaga.

Troca-troca na Câmara

Eleito em 2016, Vanderlei Graebin teve o mandato de vereador cassado em junho de 2017 por uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara. A acusação foi por infração ético-disciplinar. No lugar dele assumiu o suplente Wilson Tabalipa.

No dia 24 de setembro de 2019 a 2ª Câmara Especial do TJ anulou o resultado da CPI de 2017.  O TJ concluiu que houve falhas no curso da CPI que tirou o mandato legislativo de Graebin.  Os “acusados não tiveram direito à ampla defesa e contraditório”, diz trecho da decisão, que aponta ainda a prorrogação da CPI, que deveria ter sido concluída em 90 dias a contar da data de instalação. Processo durou 180 dias.

Nesse troca-troca de cadeiras, promovido pela Justiça de Rondônia, Graebin retomou o mandato e Tabalipa que ocupava o lugar dele desde a cassação deixou o cargo.