Chapare: Confira quais são os sintomas do vírus letal encontrado na Bolívia

Saúde diz que circulação do vírus ocorreu em 2019 e não há risco de transmissão na fronteira.

1904

Diante da descoberta de evidências da transmissão entre humanos do vírus Chapare na Bolívia, MS recebeu alerta do vírus misterioso e que tem sintomas semelhantes a dengue e a ebola. Esse vírus causa uma febre hemorrágica e, no ano passado, cinco casos foram confirmados perto de La Paz e três deles foram fatais.

Os infectados com o vírus Chapare apresentaram sintomas como febre, dor de cabeça, dor no corpo, náusea e sangramento gengival, segundo a virologista do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos Maria Morales-Betoulle. Ela afirmou que na América do Sul em geral, quando as pessoas veem casos com esses sintomas, elas imediatamente pensam em dengue e não necessariamente pensam em um vírus raro como o Chapare.

De acordo com veículos nacionais, quando a equipe na Bolívia percebeu que a doença não era causada pela dengue, enviou amostras de pacientes para um laboratório do CDC nos EUA com recursos avançados de sequenciamento do genoma. Foi lá que, para surpresa dos pesquisadores, o vírus foi identificado como Chapare. O vírusem questão é muito mais difícil de ser trasmitido do que o coronavírus. Embora o coronavírus seja facilmente transmissível pela via respiratória, o Chapare se espalha pelo contato direto com fluidos corporais no auge da doença.

 

FONTE: MÍDIA MAX