VILHENA: dona de casa tem perna amputada e precisa de ajuda para comprar prótese e remédios

15724
Damaris de Jesus teve a perna direita amputada na altura da coxa.

Damaris Alves de Jesus, de 43 anos, teve que amputar uma perna por consequência de uma trombose. Para dar uma qualidade de vida melhor à dona de casa, uma vaquinha on-line foi organizada por amigos para arrecadar o dinheiro que possibilitaria o tratamento e a compra de uma prótese. A família mora em Vilhena e não possui condições financeiras de adquirir os equipamentos.

Damaris começou a ter problemas na circulação sanguínea da perna direita e não recebia sangue nas pontas do pé. Quando começou a sentir as primeiras dores, no mês de outubro deste ano, ela procurou o Hospital Regional, onde foi medicada e depois liberada para voltar para casa. Dias depois começou a ter outras complicações, como hipertensão arterial. Damaris foi novamente hospitalizada e um diagnóstico preliminar apontava suspeita de trombose.

“Mesmo assim me disseram para ir para casa, foi quando a perna começou a ficar com sinais roxos e só assim solicitaram uma ultrassonografia com doppler e outros exames, todos particulares”, conta Damaris.

A mulher foi transferida para o João Paulo II, em Porto Velho, e passou por um procedimento cirúrgico chamado angioplastia para implantar um stent, no entanto, a intervenção para revascularização da perna não teve o efeito esperado e ela retornou para Vilhena. Na última quarta-feira (18) Damaris fez uma amputação transfemoral, que é uma amputação na área da coxa, o osso da coxa (fêmur) é cortado.

Damaris teve alta e se recupera bem, porém ainda precisa voltar ao hospital para trocar os curativos, permitindo que a perna termine de cicatrizar e não correndo risco de uma nova amputação. Ela deverá fazer reabilitação para se adaptar ao novo estilo de vida.

Quem quiser ajudar Damaris com doações pode acessar o link para a vaquinha on-line, clicando aqui.