SANEAMENTO BÁSICO: SAAE marca abertura dos envelopes com as propostas para o dia 21 de janeiro

A meta, é que até 2023, Vilhena esteja com 40% de sua área saneada.

922
Sueli Magalhães e Paulo Coelho. (Foto: Renato Spagnol)

As obras para implantação da rede de saneamento básico em Vilhena começam em abril, garante o diretor geral adjunto do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Paulo de Lima Coelho. Em visita à redação do Vilhena Notícias, esta sexta-feira ((10/01), Coelho e a coordenadora de projetos do Saae, Sueli Magalhães, informaram que a abertura dos envelopes para a licitação das obras do megaprojeto de saneamento básico no município será no próximo dia 21 de janeiro, terça-feira.

Segundo Sueli Magalhães, a obra será um marco histórico para o desenvolvimento de Vilhena e poderá colocar a cidade entre os municípios com melhor IDH do país. Outro projeto que corre em paralelo é o de readequação da rede de água. Juntas, as obras de saneamento e readequação da rede de água do município, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional e contrapartida financeira do Saae, são avaliadas em cerca de R$ 77,5 milhões.

“A meta, é que até 2023, Vilhena esteja com 40% de sua área saneada”, DIZ SUELI MAGALHÃES

A licitação da readequação da rede de água em Vilhena, com a abertura dos envelopes com as propostas, será no dia 20 de janeiro, segunda-feira.

PROJETOS – Nesta que é considerada a primeira fase do projeto serão pelo menos três obras importantes: dois grandes reservatórios que juntos terão capacidade para armazenar 3,5 milhões de litros de água (suficientes para abastecer uma cidade de 150 mil habitantes e garantir que o Saae economize 50% do gasto de energia) e quatro estações elevatórias e uma de tratamento de esgoto, que será construída na Capa 144, área rural do município. Após o tratamento, a água será devolvida pura à natureza.

A abertura dos envelopes será transmitida ao vivo pela página do Saae no Facebook. Canais de TV também foram convidados para acompanhar e transmitir em tempo real o processo.