Prefeitura esclarece suspeita de uso indevido de carro público

Carro era usado pelo Conselho Tutelar, diz assessoria da prefeitura.

4997

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Vilhena se apressou em esclarecer que o veículo oficial flagrado durante a madrugada de domingo, 23 de fevereiro, próximo a uma choperia no centro da cidade, era usado pelo Conselho Tutelar.

O secretário de Comunicação, José Valdenir Jovino, disse que o motorista [do Conselho] que estava de plantão mora nos fundos da Ótica A Menina dos Olhos, local onde o carro estava parado. “Eles trabalham em regime de plantão 24h, não no expediente de 6h da Prefeitura”, indicou Jovino.

Neste fim de semana um internauta flagrou o veículo estacionado próximo a bares da área central da cidade. As imagens que foram gravadas mostram o automóvel Gol de placa 0412, com o logo de carro oficial do município, parado na avenida Major Amarante, a menos de 100 de uma recém-inaugurada choperia.

Nesta segunda-feira pela manhã o vídeo foi compartilhado em redes sociais. O carro parado próximo a uma choperia gerou questionamentos entre internautas, que lembraram o episódio de um servidor afastado do cargo por usar veículos oficiais para fins particulares.  O caso ocorreu há menos de 90 dias.

Uso de carro oficial fora do expediente

O uso de veículos oficiais fora do horário normal de expediente pode constituir ato de improbidade administrativa. Entende-se fora do horário de expediente as atividades alheias ao exercício da função pública e, o que é pior, aos sábados, domingos e feriados. As exceções aplicam-se aos serviços de saúde, de fiscalização e às autoridades em viagens oficiais e aos órgãos de inteligência, que podem, inclusive, usar veículos descaracterizados, mais conhecidos como chapas “frias” ou de segurança, para evitar que os policiais sejam descobertos durante investigações.