Servidor suspeito de negociar veículo oficial da prefeitura é retirado do quadro de funcionários

Leonardo fica afastado de suas funções enquanto a sindicância é realizada

1605

O secretário municipal da Semagri, Jair Dornelas, confirmou ao Vilhena Notícias que o servidor público Leonardo Barreto da Silva, de 28 anos, foi retirado do quadro de funcionários da Secretaria e colocado à disposição da administração e será instaurado um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para que as devidas providências no âmbito da Prefeitura sejam tomadas. Dornellas confirma ainda que há uma sindicância em curso para apurar a conduta do servidor no exercício da função.

Leonardo fica afastado de suas funções enquanto a sindicância é realizada.

Leonardo é servidor público efetivo. Ele foi detido nesta quarta-feira (4) pela Polícia Militar acusado de dirigir um veículo da frota municipal para realizar serviços particulares. O crime é de peculato. O funcionário também é suspeito de vender um veículo oficial da prefeitura. Reincidente nas infrações por uso indevido de veículo, Leonardo já havia sido detido outras duas vezes, em setembro e outubro de 2019.

Veja abaixo nota da Semagri

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Jair Dornelas, os fatos envolvem três veículos, dois deles oficiais e um de propriedade do secretário. Segue abaixo o relato de Jair sobre cada um.

HONDA NXR 125 BROS KS NCP-6316

De propriedade da Emater (Empresa Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural), a moto está cedida à Semagri (Secretaria Municipal de Agricultura). Porém, devido às condições deterioradas do veículo recebido pela Prefeitura e pelo grande período de inatividade, a moto se encontrava já desde outubro na oficina MotoBras para revisão completa. O secretário municipal de Agricultura, Jair Dornelas, se deslocou até a oficina na manhã desta quarta-feira (4) e confirmou que, sem autorização da Prefeitura, Leonardo retirou a moto da oficina, inclusive, assinando a Ordem de Serviço no ato da retirada.

O proprietário da empresa lamenta o ocorrido mas afirma que entregou o veículo ao servidor pois foi Leonardo que havia passado a moto para a empresa. Ao utilizá-la de forma indevida e, segundo suspeita-se, tendo-a repassado a terceiro, o servidor Leonardo e o condutor-infrator confesso foram detidos de forma apropriada pela Polícia Militar, que realizou seu trabalho com atenção e zelo.

HONDA BROS NCK-7933

Também de propriedade da Emater, a moto se encontra igualmente na oficina MotoBras (foto em anexo), conforme Jair confirmou nesta manhã. De acordo com o proprietário da oficina, esta moto também chegou a ser retirada por Leonardo, sem autorização do secretário, mas foi devolvida à oficina pelo servidor dias depois, que então retirou a motocicleta citada acima.

HONDA XLR NBV-3500

Visto que o servidor Leonardo não possuía veículo para se deslocar até o serviço, o secretário Jair Dornelas negociou com Leonardo a moto NBV-3500, de sua propriedade, no intuito de ajudá-lo. No entanto, como o servidor não quitou o pagamento total do veículo, a documentação não foi transferida.

CONCLUSÃO

Diante dos fatos, o secretário Jair decidiu na manhã desta quarta-feira retirá-lo do quadro de funcionários da Semagri e colocar o servidor efetivo Leonardo, reincidente nas infrações por uso indevido de veículo, à disposição da administração, enquanto, ao mesmo tempo, instaura Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para que as devidas providências no âmbito da Prefeitura sejam tomadas. Já há, inclusive sindicância em curso devido aos casos anteriores. Visto que servidor concursado não pode ser demitido sem investigação, Leonardo fica afastado de suas funções enquanto a sindicância é realizada.

Quanto às duas motocicletas sob responsabilidade da Semagri, elas estão em processo de devolução para a Emater pelo atual secretário, tendo em vista a impossibilidade de regularização de sua documentação inviabilizar seu uso pela Prefeitura.

Sobre a motocicleta de Jair, este entrará em acordo com Leonardo para resolver a negociação definitivamente.

Rígido diante dos fatos, o secretário sempre primou por atuar dentro da legalidade, apenas. Todas as ações fora das normas estão sendo investigadas e punidas, nos termos da lei, sem conivência alguma. Lembramos que o próprio servidor emitiu nota de esclarecimento em suas redes sociais em novembro deixando claro no texto que “o secretário não compactua com veículos irregulares” e que “Jair Natal Dornelas e a administração em geral vêm somado esforços para os funcionários prestarem o melhor à nossa sociedade”.