Descarte irregular transforma áreas de Vilhena em lixões

Lixo, entulho e animais mortos ocupam margens de estrada de acesso à área urbana

4382
Linha 135: o lixo já foi recolhido dezenas de vezes, mas as pessoas insistem em usar as margens da estrada como depósito de materiais sólidos e animais mortos. (Renato Spagnol)

Áreas da zona urbana e rural de Vilhena estão se tornando lixões a céu aberto devido ao acúmulo de detritos descartados de maneira irregular pela população. Neste último final de semana duas pessoas foram flagradas em um trecho da Linha 135 fazendo o descarte dos mais diversos produtos, desde plásticos e restos de construção civil até metais.

A dupla foi denunciada e presa pela Polícia Militar Ambiental.

Lixo nas ruas: falha do poder público ou má educação da população?

Pessoas que vivem próximo aos locais de descarte reclamam do mau cheiro, da sujeira e das doenças que esses lixões oferecem. Morador do residencial União há cerca de 3 anos, o pedreiro Roberto Aurismar Batista disse que convive com esse problema desde quando se mudou para o bairro.

“É triste saber que outras pessoas pouco se importam com quem mora aqui. É muito ruim. Inclusive para a nossa saúde, porque lixões atraem insetos e muitos animais peçonhentos”, lamenta o pedreiro. Ele confirma que a coleta de lixo acontece regularmente no bairro.

O morador diz que flagrou, em março do ano passado, um homem descarregando uma carretinha de lixo em um trecho da estrada vicinal e acionou a polícia ambiental. O infrator teve o veículo apreendido e foi autuado e detido, segundo Roberto.

Crimes ambientais podem ser denunciados através do (69) 3321-2129 – Polícia Ambiental – e (69) 3321-4084 – Secretaria de Meio Ambiente.

Diversos são os locais de descarte irregular. Na Linha 135, um dos pontos mais críticos, centenas de toneladas de lixo foram retiradas de 2017 até o ano passado. Em 2018, a prefeitura iniciou uma fiscalização rigorosa e em apenas dois meses aplicou mais de R$ 60 mil em multas, mas os crimes continuam acontecendo.

Descarte irregular na linha 135. Em 2017 o então secretário municipal de Meio Ambiente reuniu autoridades no local para lançar um apelo à população. (Foto: Renato Spagnol)

Nessa semana a reportagem do Vilhena Notícias confirmou denúncias de descarte irregular em uma área do Setor 12.

O QUE DIZ A LEI – O Código de Posturas do município, no capítulo XIV, em seus artigos 128 e 129, em seus artigos 128 e 129, determina os detalhes da limpeza de quintais e terrenos, bem como nas áreas públicas. Já os artigos 318 a 321 regem sobre as penalidades. Veja em anexo.