AGEVISA faz confusão e erra ao divulgar que um dos casos suspeitos de coronavírus em Vilhena foi descartado

Órgão do governo do Estado informou que “foi erro formal de preenchimento do formulário do sistema”. Ao fazer a correção, Agevisa informou que subiu de 7 para 9 o número de casos suspeitos em Vilhena.

9489
Foto: Ilustrativa

A Gerência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental/AGEVISA-RO admitiu que errou ao divulgar, neste domingo, 22 de março, que um dos sete casos suspeitos de coronavírus em Vilhena foi descartado.

O erro foi divulgado na Edição 10 – Boletim diário sobre coronavírus em Rondônia.

O equívoco foi corrido no final da tarde desta segunda-feira, 23. A Agevisa informou que “foi erro formal de preenchimento do formulário do sistema”.

Ao atualizar os dados Agevisa informou que subiu de 7 para 9 o número de casos suspeitos em Vilhena. Não há ainda nenhum caso confirmado ou descartado no município.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Vilhena disse que resultado do (1º caso) garoto que viajou aos Estados Unidos com a família e apresentou sintomas da doença sai esta semana.

Nota da Prefeitura de Vilhena

A Secretaria Municipal de Saúde fez operação hoje de fiscalização e orientação no aeroporto de Vilhena, com apoio da Vigilância Sanitária, Epidemiologia, Polícia Federal e Polícia Militar, além de bombeiros civis do aeroporto. Visto que o último voo previsto para chegar em Vilhena da Azul aconteceu hoje, os 47 passageiros foram avaliados e orientados.

A Epidemiologia também fez ação durante a manhã e a noite na rodoviária do município, para conscientizar funcionários e distribuir cartazes com recomendações de isolamento para os viajantes que chegam na cidade. A Secretaria Municipal de Saúde fará triagem e acompanhamento dos passageiros no local, junto da Vigilância Sanitária, em operações durante a semana. A ação tem por objetivo estabelecer controle maior de pessoas com possibilidade de estarem contaminadas.

A partir de hoje foi disponibilizado também um telefone celular da Secretaria Municipal de Saúde para atendimento em forma de Plantão Móvel por especialistas em Saúde. O número atende por WhatsApp e também ligações: 98442-1163.

A direção do Hospital Regional de Vilhena (HRV) está providenciando mais linhas de telefone para atender a população e orientar os pacientes quanto a como proceder em caso de apresentar sintomas.

A preparação de novos leitos e aquisição de equipamentos continua intensa, mobilizando equipes de limpeza, instalação, pintura e reforma no CEV.

A Secretaria Municipal de Comunicação disponibilizou uma lista de transmissão com todas as notícias sobre o coronavírus em tempo real. Para receber as informações pelo celular basta enviar a palavra “Corona” para o WhatsApp de 3919-7081 e salvar este contato na agenda.

Número de Casos de Coronavírus (covid-19) em Vilhena
Suspeitos: 9
Descartados: 0
Confirmados: 0

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde