Governo distribuiu 3 mil toneladas de calcário para Vilhena e Conesul

Programa Mais Calcário atende produtores do Cone Sul do Estado.

412

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), atendeu 115 produtores dos municípios que formam a região do Cone Sul, com a entrega, até o momento, do total de 3.358 toneladas de calcário, investindo na melhoria do setor produtivo, segundo relatório produzido pela Área Animal da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater – Território Cone Sul).

O trabalho é realizado por intermédio do Programa Mais Calcário, executado com recursos do Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira do Estado de Rondônia (Proleite).

Em Vilhena, o trabalho é desenvolvido pelos técnicos da Seagri, o engenheiro agrônomo Ariel Gomes e o médico veterinário Fabiano Cremonini, ambos responsáveis pelo acompanhamento das entregas e toda a logística das atividades desenvolvidas no Cone Sul, com apoio do supervisor da Área Animal da Emater, zootecnista Alexandre Notti.

De acordo com Ariel Gomes, o calcário é importante matéria prima para a correção da acidez do solo, sendo de fundamental importância para a assimilação dos nutrientes necessários à formação e recuperação das pastagens. Os primeiros municípios a receberem o benefício foram Cabixi, Pimenteiras do Oeste, Colorado do Oeste, Corumbiara, Cerejeiras e Vilhena.

A Emater Território Cone Sul, gerenciada pelo engenheiro agrônomo, Alessandro Pedralli, tem participação decisiva no trabalho de levantamento das demandas em todos os municípios. “Após a compra do calcário, com preço diferenciado, a Seagri garante o transporte do produto até o município”, explica.

VISITAS

Em duas visitas feitas aos municípios de Colorado do Oeste e Corumbiara, os técnicos da Seagri acompanharam de perto as entregas do produto, oportunidade em que ouviram e orientaram os produtores sobre a importância do investimento para melhorar a formação e recuperação das pastagens.

No Sítio Santo Antônio, área rural de Colorado do Oeste, o produtor de leite Claudino Tavares, dono de uma propriedade com 87,12 hectares, disse que, entre outras coisas, a chegada do calcário iria melhorar sua pastagem. “Veio em boa hora. Vai melhorar a produção. Gostaria de agradecer o incentivo do Governo de Rondônia e a todos os técnicos da Seagri e Emater que estão à frente desse importante trabalho”, destacou o sitiante.

Técnicos da Seagri e Emater acompanham as entregas junto aos produtores rurais

Na região de Corumbiara, os técnicos da Seagri estiveram acompanhados da extensionista da Emater, Francy Karla, momento em que realizaram sete visitas técnicas aos produtores que adquiriram calcário. Para o produtor Claudinei Duarte, dono de 50,82 hectares na área rural do município, o calcário vai melhorar o solo de sua propriedade e ajudar na recuperação das pastagens.

A moradora da Linha 05, Maurinda Rosa da Silva, produtora de leite e proprietária de 33,88 hectares, agradeceu a visita e as orientações dos técnicos, ressaltando que, entre outras ações, o produto vai garantir a produção de mais capim. “Fico feliz com o trabalho que está sendo realizado pelo Governo e pelos técnicos que nos garantem assistência e, por outro lado, melhoram nossa renda”, comentou.

Além de agradecer a chegada do calcário, a produtora Ully Gonçalves, dona de 111,32 hectares, destacou a importância da economia que fez ao adquirir o produto. “O preço é fundamental para garantir uma produção melhor e também elevar nossa renda”, explicou.

Produtores de Corumbiara agradecem o incentivo

Na área do produtor de leite, Aendeson Carlos, os técnicos acompanharam de perto o trabalho que ele realizava para espalhar o calcário em sua propriedade de 50,82 hectares, com a ajuda de um vizinho de sítio, o produtor Maurício Cândido, presidente da Associação dos Produtores Rurais de Corumbiara.

Na oportunidade, Aenderson fez questão de agradecer a visita e o incentivo feito pelo Governo para melhorar a produção de sua pastagem. “Esperamos um capim mais verde e melhoria na produção”, disse o produtor ao agradecer o trabalho realizado pelo Governo do Estado.

 

 

FONTE: RONDORURAL