Corpo de Juraci Duarte será velado em igreja de Vilhena

16825
Foto: Reprodução/Rede social

O corpo do agente penitenciário e professor de Educação Física Juraci Santos Duarte, de 40 anos, deixou o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), no Mato Grosso, às 5h30 e deve chegar em Vilhena às 15h desta quarta-feira (22/01). A cerimônia de velório deve ser aberta no final da tarde e se estender até a manhã de quinta-feira na igreja evangélica Assembleia de Deus, na esquina do Hospital Regional. O enterro está marcado para esta quinta, às 11h no cemitério municipal Cristo Rei.

Duarte foi internado na UTI do HMC no último dia 12 de janeiro, após passar mal durante a tradicional Corrida de Reis, uma prova de rua de 10 km realizada há 36 anos na capital mato-grossense.

Na segunda-feira, dia 13, ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral e passou por cirurgia de emergência. No entanto, na sexta, foi dado o diagnóstico de morte encefálica, e apenas o coração continuava batendo. Até a noite de segunda a família tinha decido em manter os aparelhos que mantinham Duarte vivo, ligados, numa tentativa de que o corpo dele reagisse, mesmo sem mudança no quadro. Na noite desta terça a morte clínica foi oficialmente anunciada pela junta médica do hospital e os aparelhos desligados.

O caso

Juraci passou mal durante o término da prova, quando caiu e bateu a cabeça. Ele foi internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do HMC, no domingo, dia 12. Na segunda-feira (13), ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral e passou por cirurgia de emergência.

Segundo a TVCA, o corredor foi atendido sete minutos depois que começou a passar mal e, que a competição tinha duas ambulâncias e diversas equipes médicas.

Manifestações

A Prefeitura de Vilhena, em nome do prefeito Eduardo Japonês, da vice Maria José e de todos os servidores, vem a público expressar sentimentos de pesar pelo falecimento, nesta madrugada, deste reconhecidamente valoroso vilhenense, no auge de seus jovens 40 anos.

Coloradense de nascimento e vilhenense de criação, Juraci dos Santos Duarte faleceu em Cuiabá (MT) após competição esportiva.

Juraci chegou a ser coordenador do Centro de Ressocialização Cone Sul, onde deixou várias marcas importantes no combate ao índice de reincidência dos detentos por instituir boa política de segurança e reeducação. Também obteve expressiva votação em sua candidatura estreante para deputado estadual, angariando grande carreata pela cidade em 2018.

Duarte deixa esposa e três filhos.

Neste momento de tristeza, todos os servidores da prefeitura desejam que o amor e as boas memórias possam aliviar a dor dos familiares para se sintam abraçados por todos nós.

O vereador Carlos Suchi também se manifestou publicamente. Em uma rede social ele escreveu: “deixo meus sentimentos aos familiares do meu amigo o Policial Penal e Professor Juraci Duarte. Que neste momento de dor e tristeza, Deus conforte o coração de todos os familiares, pois sei que não é fácil a despedida dos nossos entes queridos. Deus os abençoe”.

“Meu amigo e irmão, Juraci Duarte, onde quer que eu vá, te levarei sempre no meu olhar, no meu coração, nas minhas lembranças, nas minhas melhores lembranças”, postou em uma rede social o professor Marcus Fernando Fiori, da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

A Câmara de Vereadores do município e o 3º Batalhão da Polícia Militar emitiram nota de pesar.