TEATRO: Parado por conta da pandemia, projeto Palhaçaí é retomado pelo Ruante

São oferecidas oficinas para os interessados em aprender a arte da palhaçada

340

O Teatro Ruante retoma o Projeto Palhaçaí, contemplado pelo Prêmio Funarte de Estímulo ao Circo 2019, mas que estava parado devido a pandemia. O projeto consiste de oficinas para quem deseja aprender a arte da palhaçada e ao final realiza o espetáculo Cabaré Ruante junto com os integrantes do grupo.

Serão mais cinco cidades atendidas: Ji-Paraná, Vilhena, Guajará Mirim, Porto Velho em Rondônia e Rio Branco no Acre. Cabe ressaltar que a realização será totalmente virtual via plataformas digitais.

PALHAÇAÍ – Oficina de palhaçada ministrada pelos integrantes do grupo Teatro Ruante, direcionada aos artistas da cidade com ou sem experiência e público em geral, que tenham interesse em vivenciar a construção e repertório da figura do palhaço e da palhaça, a partir de 16 anos. Serão cinco encontros, sendo quatro de oficina e um para apresentação do espetáculo. Na oficina serão abordadas as técnicas de palhaço, construção de repertório, figurino e maquiagem.

CABARÉ RUANTE – Espetáculo que é um show de palhaçadas, a partir do repertório dos integrantes do Ruante e de cenas criadas e gravadas durante a oficina PALHAÇAÍ. A transmissão será pelo canal do YouTube do grupo.

TEATRO RUANTE – Situado na cidade de Porto Velho/RO desde 2015, vem contribuindo com a cena local por meio de suas montagens teatrais, aulas de palhaço, oficinas de técnicas circenses (acrobacia, malabares, perna de pau), teatro e contação de histórias. O grupo tem como fonte inspiradora o universo popular e busca fundir em seus espetáculos a linguagem circense, o teatro de rua e a música; tem como propósito apresentar-se em espaços abertos e alternativos, visando uma comunicação direta com o público das mais variadas idades.

O grupo foi criado em 2004 na cidade de São Paulo, onde produziu espetáculos, participou de eventos e de festivais de teatro. Atualmente o coletivo tem em repertório os seguintes trabalhos: No YouTubeMetendo o Nariz e Quarentena Ruante (2020). EspetáculosCotidiano-Mulher (2019), A Muy Lamentável e Cruel História de Píramo e Tisbe (2018), Cabaré Ruante (2017), Era Uma Vez João e Maria… e ainda é (2016), Histórias de Contar (2016) e Que Palhaçada & eacute; Essa Aqui? (2015).

JI-PARANÁ – 01, 08,15 e 22/09 – aulas online às terças-feiras – às 19h.

CABARÉ RUANTE – ­26/09 – 19:30 –  sábado

Maiores informações com Roberto Carlos: (69) 99266-0782

 

VILHENA – 03, 10,17 e 24/09 – aulas online às terças-feiras – às 19h.

CABARÉ RUANTE – ­28/09 – 19:30 –  sábado

Informações com Valdete Souza: (69) 98446-6408