Dicas de home office para quem segue trabalhando de casa em Vilhena

384
Foto: pixabay.com

A pandemia alterou as rotinas das pessoas de uma forma inédita no país. Diversas famílias precisaram se adequar à quarentena e criar atividades para  rebater o ócio e a ansiedade. Para muitos trabalhadores o home office começou como uma realidade provisória, mas se tornou permanente, uma vez que a pandemia parece não ter uma data para acabar.

Trazer o escritório para casa exige disciplina e diversas adaptações, para que a pessoa consiga desempenhar seu trabalho com tranquilidade, evitando prejudicar a performance profissional ao mesmo tempo que impõe os limites necessários para manter a saúde e a qualidade de vida.

Para contribuir com a população de Vilhena que segue trabalhando em casa, separamos algumas dicas de home office que vão auxiliar na otimização da rotina neste formato de trabalho. Confira!

Faça os investimentos necessários

No início da pandemia, a orientação era não fazer grandes investimentos no escritório em casa, caso você não pensasse em aderir a este modelo de trabalho assim que a situação se normalizasse. Mas parece que o home office se tornou uma tendência que irá se manter depois isolamento social no país.

Agora é o momento de prezar pela saúde e conforto, pensando em gastos essenciais. Se você passa e média oito horas por dia na frente da tela do computador, talvez seja a hora de ter uma mesa adequada e optar por uma cadeira de escritório que possui o chamado “design ergonômico”. Isto é, que tenha sido projetada para se adaptar ao máximo à anatomia de quem for utilizá-la. Desta forma, você conseguirá que suas costas, sua lombar e qualquer outra parte do seu corpo sofram o mínimo possível.

Adeque sua rotina

Muitas empresas em Vilhena aderiram ao ponto online para as jornadas de trabalho. Ainda assim, é necessário que você adeque sua rotina entre os horários de trabalho e descanso. Isso evita que você trabalhe além da carga horária de cada dia e também diminui distrações que tiram o foco do seu trabalho.

Além disso, mantenha os horários de almoço, lanches e todos os intervalos para alongar e relaxar como se estivesse no escritório. Manter uma alimentação adequada é importante para você conseguir desempenhar seu trabalho com tranquilidade.

Organize um espaço

Nem todo mundo tem uma sala ou escritório em casa. Mas depois de meses no home office não dá mais para trabalhar sempre em um local “provisório”. Tenha um espaço físico delimitado, nem que seja o canto da sala, um pedaço da mesa ou uma escrivaninha no quarto. Esta ação simples contribui inclusive para o seu cérebro entender a hora de trabalhar e de momentos de lazer em casa.

Tenha um cronograma diário

Em casa as distrações aumentam, por isso ter uma lista ou cronograma de tarefas diárias ajuda você a se organizar no home office. Não esqueça de riscar as atividades finalizadas. Isso vai te dar uma sensação de “missão cumprida” e te incentivar a sempre melhorar.