INSTITUTOS FEDERAIS: Raupp apresenta projeto criando unidades de ensino em sete municípios

200

Os municípios de Machadinho do Oeste, Buritis, Ariquemes, Rolim de Moura, Cacoal, São Miguel do Guaporé e Vilhena terão escolas técnicas federais, segundo informou o líder do PMDB no Senado Federal, Valdir Raupp(RO), que teve projetos de sua autoria. criando as unidades de ensino para esses  municípios aprovados pelo Senado Federal, e que  aguardam a aprovação da Câmara  dos Deputados.

“Em 2008, o Senado Federal aprovou projetos de minha autoria instituindo escolas técnicas para sete municípios rondonienses, o que vai atender a demanda dos jovens das regiões contempladas que buscam uma qualificação profissional’, disse o senador ao destacar a importância da implantação dessas unidades de ensino no estado.

A justificativa dada pelo senador Raupp é a de que a criação dessas escolas técnicas permitirá o atendimento da demanda da região e do estado por mão-de-obra qualificada para o desenvolvimento da agropecuária e do manejo florestal. Os cursos a serem oferecidas pelas unidades de ensino terão o objetivo de atender as necessidades regionais e ao desenvolvimento do estado, frisou o senador.

Os projetos de lei aprovados no Senado Federal receberam os números: 405(Buritis);  406 (Rolim de Moura)/; 407 (São Miguel de Guaporé); 408 (Cacoal); 409 (Ariquemes); 410 (Vilhena) e 659 (Machadinho do Oeste). Esses projetos tramitam, atualmente, na Câmara dos Deputados e poderão ser aprovados, neste primeiro semestre de 2009. A deputada federal Marinha Raupp acompanhará a votação desses projetos na Câmara, revelou o senador.

Raupp informou que a partir do início do período legislativo em fevereiro, vai ao Ministério da Educação para checar em que situação se encontra o processo de implantação dessas escolas que integrarão o Instituto Federal de Educação Tecnológica(IFET), a ser implantado, em Porto Velho.

“O governo federal quer ampliar a rede de educação tecnológica em todo o país’, disse o senador para quem esse é o momento ideal de se lutar pela implantação dessas unidades de ensino em Rondônia.