A Rede de Marina Silva terá candidato próprio ao Governo e Senado em Rondônia

187

A Rede Sustentabilidade, partido da presidenciável Marina Silva, lançará em Rondônia candidatura própria ao Governo e Senado Federal. Para o Palácio Rio Madeira, sede do governo do estado, a sigla tem como pré-candidato Vinícius Raduan Miguel, advogado e professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), e para senador o psicólogo Aluízio Vidal, que disputou eleições para o Senado em 2010 e 2014 (por outro partido), e, em 2012, concorreu à prefeitura de Porto Velho.

Durante essa semana os pré-candidatos percorrem cidades do interior onde cumprem agenda com líderes políticos e correligionários. Nesta terça-feira (17), em visita à cidade Portal da Amazônia, Raduan e Vidal estiveram na redação do Vilhena Notícias para reafirmar o compromisso do partido com uma nova forma de fazer política. A visita foi acompanhada pelo delegado de Polícia Civil Márcio Maia (suplente de Aluízio), por Tiago Lins, professor do IFRO em Porto Velho e pré-candidato a estadual, por Cledemar Jeferson Batista e Juliano Dourado, militantes da Rede em Vilhena.

Vinicius Raduan é novato na cena política e faz parte do grupo das candidaturas cidadãs da Rede, ele possui uma trajetória na proteção dos Direitos Humanos e na defesa das crianças e adolescentes. A decisão dele de se apresentar como pré-candidato ao governo, surgiu a partir de um convite da Rede: “sempre fiz política no meu micro cotidiano, até porque o ensinar não é só um ato de amor, é também um ato político, mas os incentivos para ingressar de fato na política, e o convite da Rede, me levaram a apresentar meu nome para a disputa”.

Alianças

Sobre alianças partidárias, Aluízio Vidal frisa que a proposta da Rede é fugir do tradicional padrão da política, definido por ele como “toma lá, dá cá”: “a Rede precisa de alianças e quer tê-las, mas sempre seguindo a ideologia do partido, não iremos jamais fazer alianças com pessoas ou partidos que tenham histórico de envolvimento com corrupção, essa não é a nossa proposta, de chegar ao poder usando de certa forma a ‘maneira mais fácil’”.

Congrega pessoas

Para Tiago Lins, a maior contribuição da Rede ao país é dar oportunidade para que pessoas novas, com ideais de uma sociedade menos desigual façam parte da política. “A Rede em Rondônia congrega pessoas das mais diversas vertentes, delegados, estudantes, pastores, pessoas que buscam a renovação, e por isso estamos unindo forças para apresentar uma alternativa, não somente a nível de estado, mas também de país”, ressalta Tiago Lins.

A Rede

O partido Rede Sustentabilidade surgiu de um movimento na internet. O militante vilhenense, Cledemar Jeferson Batista, pontua que Sustentabilidade não está unicamente ligada à questão ambiental, como pensam muitas pessoas. “As pessoas geralmente ligam o termo ‘Sustentabilidade’ com a questão ambiental, mas não é só isso, a ‘Sustentabilidade’ pregada pela Rede refere-se à economia, à sustentabilidade cultural, social, ou seja, em vários aspectos”.

Campanha

Ciente da polarização da política nacional, e que não terá as mesmas condições de campanha que seus oponentes, Raduan destaca que buscará levar suas propostas através da internet e do trabalho voluntário de militantes e simpatizantes do partido. Aloízio Vidal reforça: “a própria forma de funcionamento do partido privilegia muito para que consigamos chegar até as pessoas através da internet. Somos de fato uma ‘Rede’ conectada, com pessoas diferentes que se juntam, discutem e tentam construir consenso naquilo que é possível para o bem comum”, finaliza Vidal.

 

 

FONTE: Vilhena Notícias