Pedestre flagra infração e expõe mau motorista em rede social em Vilhena

14509
Carro flagrado ocupando parte da faixa de pedestre e obstruindo a rampa de acesso de cadeirantes. (Foto: Reprodução)

Em Vilhena, internautas têm usado as redes sociais para mostrar flagrantes casos de veículos estacionados em locais proibidos. São situações de desrespeito de motoristas e motociclistas à faixa de pedestres e à  rampa de acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê multas para quem estaciona, ultrapassa, retorna ou deixa de dar a preferência na faixa de pedestre. O motorista que for condenado por crime de trânsito tem a penalidade agravada caso o tenha cometido sobre a faixa de pedestre. O CTB diz ainda que “a sinalização das faixas deve ser visível e legível tanto de dia quanto à noite. O órgão responsável por mantê-las em bom estado é a Secretaria de Trânsito do município.

Em agosto de 2019 carro de luxo é flagrado rodando em ciclovia da avenida Paraná.

O universitário Cláudio Franco lembra que os condutores “não param de jeito nenhum. É um total desrespeito com quem quer atravessar a rua sobre a faixa de pedestre”, lamenta ele.

Nesta semana um internauta usou a rede social Facebook para divulgar a foto que ilustra a capa dessa matéria. Na postagem, ele diz que em Vilhena algumas pessoas ajudam os cadeirantes, outras atrapalham.

Ao narrar a cena flagrada o internauta deu detalhes. “Tinha espaço para outro carro na frente. A pessoa [motorista] economizou 1.80mt à frente e tirou 50cm de um cadeirante e isso já é muito mesmo”, lamentou ele. “Ser consciente faz bem pra comunidade”, concluiu o internauta.

Desde 2019 policiais militares já estão atuando na fiscalização de trânsito na cidade. Um convênio foi firmado entre Estado e Município e policiais do Pelotão de Trânsito iniciaram no dia 30 de setembro a agir nas infrações que envolvem estacionamento proibido, falta de cinto de segurança e avanço em sinal vermelho. Locais devidamente sinalizados destinados a deficientes físicos, a idosos e outras especificações são fiscalizados.  São cerca de 23 policiais atuando como agentes de trânsito.

A orientação da Secretaria de Trânsito municipal é para a população avisar o Pelotão de Trânsito (P-Tran) sobre irregularidades no trânsito.  O condutor só será notificado se a irregularidade for flagrada por um agente de trânsito.