Trindade Santa completa 10 anos no tratamento da dependência química

4789

A Associação Trindade Santa – Comunidade Terapêutica Renascer foi fundada em 1º de maio de 2001 e depois de um ano de estruturação começou a oferecer tratamento para dependentes químicos. A casa consiste em uma entidade civil sem fins lucrativos de caráter social, cultural e filantrópico.

A comunidade está instalada a 20 quilômetros do perímetro urbano de Vilhena e atende dependentes químicos de todo país, principalmente de municípios de Rondônia e norte do Mato Grosso. A presidente da Trindade Santa, Anair Lermen, ressalta a importância dos serviços prestados pela entidade, visto o aumento do uso e do tráfico de drogas na cidade.

Assim, Anair enfatiza que a Trindade Santa atua na recuperação e reintegração social de dependentes químicos. A ideia da construção da entidade surgiu em uma reunião do grupo de oração da Renovação Carismática Cristã (RCC), da Igreja Católica, durante a Campanha da Fraternidade de 2001, lançada pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que tinha como tema “A Fraternidade e as Drogas”, e sustentava o lema “Vida Sim, Drogas Não”.

Atualmente a casa abriga 28 internos, atendendo apenas homens; a capacidade máxima da instituição é de trinta e oito pessoas. A presidente expõe que a base do tratamento para a libertação do vício é a oração, onde são realizadas atividades espirituais diariamente. Além disso, um médico voluntário realiza visitas a cada 15 dias na comunidade e um psicólogo também contribui no tratamento, fazendo visitas semanalmente.

Ademais, os internos trabalham com laborterapia (hortas, lavouras, viveiros, flores, entre outros), que auxiliam na libertação dos vícios. Anair destaca que o tratamento dura nove meses, em alusão ao tempo de uma gestação, da qual a pessoa nasce para uma nova vida.

As pessoas interessadas em comprar mudas nativas e flores podem contar o telefone, (69) 98424-6734, falar com Zé Rogério. Já para quem deseja fazer doações, para ajudar no funcionamento da casa, podem ligar no número, (69) 98415-0224, falar com Anair.