Rondônia tem representante eleito para a diretoria do Conselho Nacional de Secretários de Saúde

676

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) passa a fazer parte da diretoria do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) na gestão de 2024 e 2025, representada pelo titular da pasta da Saúde Jefferson Rocha, que assume o cargo de suplente do Conselho Fiscal. A votação aconteceu na quarta-feira (20), na Assembleia do Conselho em Brasília (DF). A diretoria do Conselho é constituída por dezoito membros, com representantes de todas as regiões do país.

O governador Marcos Rocha enfatizou sobre essa participação que, “por ser Rondônia um Estado em pleno desenvolvimento, sobretudo na saúde, com frentes de trabalho que buscam promover qualidade de vida à população, avanços são fundamentais, e ter um representante do Estado em esferas federais fortalece todas as ações voltadas para o setor”, salientou.

Lei n. 12.466 de 24 de agosto de 2011, reconheceu legalmente o Conass como entidade representativa dos entes estaduais nas instâncias do Sistema Único de Saúde (SUS), desse modo, ele é a voz unificada dos secretários de saúde dos estados brasileiros, sendo uma referência técnica vinculada ao SUS, e desempenhando um papel essencial na promoção da saúde pública.

Segundo Jefferson Rocha,  é uma satisfação representar Rondônia em um órgão nacional com voz ativa no SUS. “Juntos, estamos mostrando a força da região Norte que vem trabalhando por equidade. Integrar essa equipe garante a implementação de políticas de saúde cada vez mais eficientes”, destacou.