Projeto de controle populacional de cães e gatos no município de Vilhena é aprovado

164

projeto da vereadora Valdete Savaris (PTB), que tem por objetivo o controle populacional de cães e gatos por meio de castração gratuita, foi aprovado pelo Poder Legislativo Municipal na 18ª sessão ordinária realizada na terça-feira (17), em Vilhena. O projeto segue agora para sanção do prefeito Eduardo Japonês (PV).

A castração gratuita será destinada a animais de famílias de baixa renda, protetores de animais de rua que não têm condições de criar e organizações não governamentais, devidamente cadastrados na Vigilância Sanitária. O principal benefício será o controle reprodutivo dos animais: “o projeto vai reduzir a procriação indiscriminada de cães e gatos abandonados e daqueles pertencentes à população carente”, explica Valdete.

Para ela, o projeto também irá auxiliar na redução do risco de “transmissão de zoonoses, como a raiva, toxoplasmose, leishmaniose, histoplasmose, carrapatos, sarnas, dentre outras doenças”. A longo prazo, a população de animais soltos nas ruas irá diminuir, “evitando acidentes e ataques de pessoas”, esclarece a vereadora.

O projeto prevê que as cirurgias de castração aconteçam em faculdades que oferecem cursos de Zootecnia e Veterinária, através de convênios celebrados com a prefeitura.

Veja mais

 

 

FONTE: Vilhena Notícias com informações da Câmara