POLÊMICA: Página humorística faz piada com decoração natalina de Vilhena

48117

Todos os anos a decoração natalina de Vilhena gera polêmica na internet. Dessa vez, a página “Vilhena Depressão” no Facebook fez uma montagem ao estilo “Expectativa-x-Realidade” sobre os enfeites de Natal na cidade.

O humor ácido da página gerou diversos comentários, com opiniões divididas, entre os que apoiam uma decoração simples sem gastos, contra aqueles que acreditam que o Natal é luz e as ruas das cidades devem estar super decoradas.

A sátira foi respondida pela secretaria de comunicação da prefeitura (SEMCOM) que explicou a simplicidade dos enfeites e também fez uma comparação da imagem da “expectativa” referida à Vilhena.

EXPLICAÇÕES 

A prefeitura afirmou que não gastou nenhum real com recursos financeiros, apenas com mão-de-obra, pois todo o material metálico e de LED foi doado. A montagem foi realizada pela parceria da Secretaria Municipal de Obras, Tiro de Guerra e Fundação Cultural de Vilhena.

“Lembrando que a decoração de Vilhena ainda não está finalizada. Haverá decoração na avenida Major Amarante, na praça Angelo Spadari e nas rotatórias da BR-364”, disse a SEMCOM.

Segundo a SEMCOM a imagem acima é da iluminação do Parque Municipal Recanto do Américo, da cidade de Guararema, em São Paulo, classificada pela Folha de São Paulo como uma das 8 melhores decorações de Natal do país (Veja no link: https://www1.folha.uol.com.br/…/1711448-8-cidades).

Aquela cidade investe bastante para atrair turistas, pois fica a 50 quilômetros de distância da grande São Paulo, que tem 22 milhões de habitantes e recebe anualmente mais de 15 milhões de turistas. Em 2019 o gasto da prefeitura de Guararema com a iluminação de natal na cidade foi de R$ 5,3 milhões de reais.

VILHENA

A cidade tem apenas 100 mil habitantes, e o potencial de atrair turistas nessa época do ano, é reconhecidamente nulo, já que a maioria das pessoas costuma viajar para fora, em vez de receber parentes por aqui.

Resta a questão, qual o valor que a prefeitura deveria gastar com enfeites de Natal?