Internautas escolhem avenida Major Amarante como símbolo de Vilhena

5083
Avenida Major Amarante
A avenida Major Amarante em foto de Herbert Weil.

Em enquete realizada no site VILHENA NOTÍCIAS quase 4 mil internautas votaram na pesquisa, que entre 10 lugares na cidade, elegeu a avenida Major Amarante como o local que mais representa Vilhena.

A avenida obteve 521 votos, seguida pela Iluminação da BR-364 com 485 votos e pela estátua do Cavalo Branco com 471 votos.

A Major Amarante foi batizada em homenagem ao Major Emmanuel Silvestre Amarante, ilustre militar do exército brasileiro, engenheiro, geógrafo, cartógrafo, explorador e sertanista. Exerceu o cargo de Diretor do Serviço Geológico e Mineralógico do Ministério da Agricultura entre 1907 e 1929.

A partir de 1909 no espaço atual do Estado de Rondônia desenvolveu intensivas atividades entre as quais: a pacificação dos índios Kepi-Kiri-Uats habitantes do Vale do Alto Rio Comemoração de Floriano, um dos formadores do Rio Ji-Paraná; a construção de um caminho de 140 Km de extensão interligando Vilhena ao Rio Guaporé.

Emmanuel Amarante morreu em 1929, no Hospital da Candelária, de Tifo e foi enterrado em 08 de agosto no Cemitério dos Inocentes na capital Porto Velho.

AVENIDA

A avenida tem uma extensão de 3 Km e é a principal via comercial de Vilhena, onde estão localizados os principais bancos, farmácias e comércios varejistas. A Major também é utilizada para a maioria das passeatas e desfiles da cidade.

Um projeto arquitetônico planeja criar um calçadão em uma das vias da avenida a partir de 2023. Assunto que trouxe muita polêmica quando divulgado.

NOVA ENQUETE

Ainda falando em avenida Major Amarante, o VILHENA NOTÍCIAS quer saber quanto na sua opinião a prefeitura de Vilhena deve gastar com enfeites natalinos este ano.

Vote na enquete abaixo: 

[democracy id=”6″]