Momento Pet: conheca mais sobre a raça Pastor Alemão

Pastores Alemães são ótimos companheiros para crianças e geralmente se dão bem com outros animais.

5151

O Pastor Alemão é um cão muito conhecido graças à sua enorme inteligência e lealdade. Cães dessa raça se destacam em praticamente tudo que fazem, pois são cães companheiros e protetores. Essa raça se tornou a fiel companheira do exército, polícia, bombeiros e dos serviços de segurança em todo o mundo, devido a sua capacidade de adaptação e treino, auxiliando a encontrar bombas, drogas e pessoas. Também são utilizados como cães de busca e salvamento e cão-guia.

Origem

Pastores alemães são, como o nome sugere, uma raça que se originou na Alemanha. Eles foram desenvolvidos a partir do fim dos anos 1800 através do cruzamento se várias raças de pastores. A raça foi submetida a uma seleção rigorosa e progrediu rapidamente. No Reino Unido, os cães são conhecidos como Alsatians porque apreciadores da raça lá queriam proteger o cão dos sentimentos anti-germânicos após a Primeira Guerra Mundial.

Pastores alemães foram introduzidos nos Estados Unidos pelos soldados voltando para casa da Primeira Guerra Mundial. A raça chamou a atenção do público por causa das estrelas de cinema Strongheart e mais tarde, Rin Tin Tin. Na Segunda Guerra Mundial os Pastores alemães era a raça militar da vez. Os primeiros cãos-guias foram Pastores alemães. Hoje, eles são um dos cães mais populares na América. Em 1999, Pastores alemães eram o terceiro na lista das 50 Maiores Raças do American Kennel Club.

O Pastor alemão é uma raça de pastores conhecida por sua coragem, lealdade e instintos de guarda.

Personalidade

Pastores Alemães são ótimos companheiros para crianças e geralmente se dão bem com outros animais. Com um forte instinto de guarda, eles devem ser cuidadosamente socializados desde cedo e receber treinamento de obediência. São cães ativos e gostam de ter alguma coisa para fazer, caso contrário eles podem ficar aborrecidos ou se tornar mau-humorados.

Cão da raça Pastor Alemão estrelou o filme Rin Tin Tin no ano de 1954

Está sempre em alerta, é equilibrado, seguro, nobre, sua inteligência é notável, possui comportamento confiável, obediente e extremamente leal aos seus tutores. Geralmente não é agressivo, o comportamento sempre vai depender da sua educação e do ambiente oferecido pelo seu tutor.

Características

A pelagem tem três variedades: de pelo duro e curto, pelo mais longo e duro e o pelo comprido. Podem ser encontrados nas cores: preto, preto e dourado e, em diferentes tons de cinzas e até mesmo amarelado. A cabeça é longa, orelhas pontudas, a altura varia de 60-65 cm até a cernelha, pesam entre 35, 40 quilos. A cauda é comprida, pelo denso e duro, focinho longo e olhos expressivos.

Cuidados

Os cães dessa raça necessitam de espaço, atenção e precisam estar sempre ativos. Passeios, exercícios e brincadeiras podem ajudar no seu desenvolvimento e evita deixá-los estressados.

Cães dessa raça tem pré-disposição para desenvolver doenças degenerativas, por isso é muito importante levar o cão para uma consulta veterinária de seis e seis meses e estar com as vacinas em dia. O ideal para iniciar o adestramento de um pastor alemão é a partir dos dois meses. A expectativa de vida desses cães é de 10 a 14 anos.