Justiça nega exame de sanidade mental a homem preso por matar idosos em Colorado

7797
O réu segue detido em uma unidade prisional de Porto Velho.

A Justiça negou, no mês passado, o pedido da defesa para que fosse feito um exame para determinar a sanidade mental de Nilmar dos Santos, de 38 anos, acusado de matar um casal de idosos em julho deste ano na cidade de Colorado do Oeste (RO).

Como justificativa de indeferimento da petição, o juiz da causa, Eli da Costa Júnior, titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Colorado, alega que “os indícios apontam que o réu [Nilmar dos Santos] era plenamente consciente do caráter ilícito da conduta que lhe é atribuída, sobretudo por, supostamente, se tratar de prática de delito premeditado. Sendo assim, ausente a dúvida plausível sobre a higidez mental do agente [Nilmar], indefiro a instauração do incidente de insanidade mental”.

O acusado segue detido em uma unidade prisional de Porto Velho.

ENTENDA O CASO

Casal foi morto em Colorado do Oeste e os corpos foram desovados em locais distintos.

O casal de dentistas Dionelia Giacometti e Eldon Mai foi morto no dia 7 de julho, deste ano, em casa, na rua Bahia, área central de Colorado.

Nilmar dos Santos e sua esposa, Francineia Costa de Oliveira, de 37 anos, foram presos no dia seguinte ao crime, suspeitos do duplo homicídio. O casal foi preso pela Polícia Rodoviária Federal de Vilhena, quando tentavam deixar o estado de Rondônia com destino ao Mato Grosso, com o carro das vítimas. Após a prisão, os dois foram levados para a cadeia pública de Colorado. Eles eram inquilinos dos idosos.

O corpo da vítima Dionelia, de 74 anos, foi encontrado enterrado em uma cova rasa numa estrada rural que pertence ao município de Corumbiara, a cerca de 60 quilômetros do centro urbano de Colorado. Já o marido dela, Eldon, foi achado na mesma estrada cerca de 35 quilômetros mais adiante, já numa área que pertence à cidade de Chupinguaia. As vítimas foram estranguladas até a morte, segundo laudo da perícia.

SUSPEITO APARECE COM FERIMENTOS APÓS PRISÃO

Nilmar dos Santos deu entrada no pronto-socorro do hospital municipal de Colorado do Oeste com graves lesões na região das costelas, um dia depois de ser colocado numa cela com outros dois presos. Na unidade, ele e a esposa teriam sido ameaçados de morte por outros detentos. A defesa pediu a transferência dos dois para Cacoal, onde também teriam recebido ameaças.

No dia 29 de julho a defesa fez um novo pedido de transferência do casal, dessa vez para Porto Velho, onde seguem presos. Nilmar dos Santos sempre alegou que agiu sozinho.