José Messias é o novo sub defensor público geral do estado

488

O defensor público José da Silva Messias, 54 anos, assumiu o cargo de sub-defensor Público-Geral do Estado na última segunda-feira (08). Messias atuava no núcleo da DPE em Vilhena desde 2010. Antes exercia a função no município de Colorado o Oeste, onde permaneceu de 1986, quando iniciou sua carreira na assistência jurídica gratuita, até 2009.

Ainda em Colorado, o sub-defensor foi presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil. Casado, dois filhos, ele formou-se em direito pela Faculdade de Direito de São Carlos (SP), em 1980.

Em Vilhena, por conta da demanda, José Messias focou seu trabalho na área da Infância e Juventude. Na função de sub-defensor, ele quer desenvolver ações direcionadas a esse segmento da sociedade, dotando os núcleos de melhor infraestrutura para que os menores tenham maior assistência por parte da Defensoria.

Messias revelou que a degradação social dos menores em Vilhena é considerável. Isto ocorre, segundo o defensor, em virtude dos pais não exercerem uma vigilância mais intensa, fazendo com que as crianças e jovens fiquem boa parte do seu tempo nas ruas.

Essa liberdade exagerada, ainda segundo ele, faz com que os menores se envolvam com as drogas leves, passando posteriormente para as mais pesadas e, por fim, entrem para a criminalidade. De acordo com José Messias, a incidência maior está na faixa-etária dos 12 aos 15 anos.

Associação

O defensor exerce também a função de presidente da Associação dos Defensores Públicos de Rondônia (AMDEPRO) desde outubro de 2010, quando o defensor público Hélio Vicente de Matos renunciou ao cargo de presidente da instituição. Dos 43 defensores existentes em Rondônia, 40 são associados à AMDEPRO. Ele afirmou que em setembro haverá assembléia da categoria para atualizar o Estatuto e posteriormente discutir o processo da eleição.