Cerejeiras: moradores enfrentam falta de água devido a redução do nível dos rios e o alto consumo

Conforme companhia de águas, instabilidade é causada pelo redução natural do nível dos rios, que aliado ao alto consumo, afeta a distribuição no município.

784
Foto: Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd)

Em Cerejeiras, moradores estão sofrendo com o racionamento da água, há dias estão convivendo com a instabilidade no fornecimento de água encanada. De acordo com eles, tem dias em que a água sai pela torneira e outros em que a água vem por apenas 40 minutos.

A situação é preocupante, e vem atrapalhando o dia a dia da população do município. Em entrevista ao G1, uma moradora explicou que, quando consegue encher a caixa d’água, tenta economizar ao máximo para evitar que acabe. Laécio, morador do município, também explicou que por medo da falta de água, prefere estocar para garantir que conseguirá preparar as refeições.

O motivo da falta de abastecimento, conforme a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), é a diminuição da vazão do Rio Araras, principal rio de abastecimento da cidade. De acordo com a companhia, o nível do rio está baixo.

Conforme a companhia, para tentar diminuir a instabilidade, a Caerd realizou uma força-tarefa na semana passada para montar um outro ponto de captação de água no rio do Óleo.

Os moradores sentem alívio com a possível solução. 

FONTE: COM INFORMAÇÕES G1/RO