É HOJE: Campanha para ajudar pessoas com câncer propõe corte de cabelo solidário

Salões de beleza voluntários estão reunidos shopping para fazer a captação de cabelo

2534
Foto: Divulgação

Uma iniciativa popular que vem mobilizando a comunidade local é a campanha de doação de lenços e cabelos. A ação busca recolher doações de mechas de cabelo para confecção de perucas. Depois, as perucas serão doadas para mulheres e crianças que estão com câncer.

Com um novo slogan, O AMOR COMEÇA PELA RAIZ, o “Dia D” da campanha é neste domingo, 17 de novembro, a partir das 15h no Park Shopping Vilhena. Salões de beleza voluntários estão reunidos shopping para fazer a captação de cabelo. Vale lembrar que antes de cortar, é necessário que o cabelo esteja lavado e seco. O projeto recebe doação de cabelos a partir de 10 centímetros por mecha, e todo tipo de cabelo é aceito.

Também podem ser doados lenços e turbantes novos, que serão entregues às pacientes como uma ajuda para que elas mantenham a autoestima durante o tratamento.

Uevertom Matos e Maria Augusta, à frente da campanha

“Brincadeira” em sala levou à ação

A ideia surgiu durante uma aula ministrada a alunos da rede pública, pela advogada Maria Augusta. “Estávamos desenvolvendo uma atividade em alusão ao Outubro Rosa e a parir daí decidimos criar a campanha”, pontua Maria.

Os idealizadores reforçam que o mês de outubro, dedicado à conscientização da população sobre a necessidade do diagnóstico precoce para diminuir os impactos do tratamento na vida das mulheres que estão na luta contra o câncer de mama, passou, mas a luta pela vida continua. “Infelizmente, é fato que muitas mulheres já estão nesta luta e um dos principais impactos do tratamento, além do aspecto invasivo, é a destruição da autoestima. O corpo se modifica, os cabelos caem e nem sempre é possível manter a confiança durante todo o processo”. É pensando nisso que aluno e professora decidiram reunir parceiros para viabilizar a ação que busca colaborar com a recuperação da autoestima dessas mulheres e crianças em tratamento.