Azul só volta a operar voos em Vilhena em abril de 2021

A companhia anunciou o fim das operações no Brigadeiro Camarão, e em outros dois aeroportos do interior do estado, em junho deste ano, alegando problemas estruturais nos aeroportos.

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Foto: Frank Néry/Secom

A volta dos aviões da companhia aérea Azul ao aeroporto Brigadeiro Camarão, em Vilhena, deve acontecer de maneira bastante demorada. A previsão de retorno para o dia 1º de novembro não deve se concretizar e é possível precisar, nesse momento, que a companhia planeja operar voos na cidade somente em 2021. O lado positivo fica por conta da mudança de aeronave.

A companhia passará a realizar voos diários em Vilhena, todos operados com os jatos Embraer 195 (com capacidade para 120 passageiros), a partir do dia 15 de abril. Dos aeroportos do interior, só Vilhena voava com o modelo ATR-72 e capacidade para transportar cerca de 70 passageiros. A partir deste sábado (24), a empresa inicia, em todos os seus canais oficiais, a comercialização de passagens para os voos que serão retomados na cidade a partir do ano que vem.

Azul abre venda de passagens para 2021

A companhia anunciou o fim das operações no Brigadeiro Camarão, e em outros dois aeroportos do interior do estado, em junho deste ano, alegando problemas estruturais nos aeroportos.

Numa reunião, no dia 11 de setembro com procuradores da República, a Azul apontou duas questões principais para o cancelamento dos voos em Vilhena: a baixa visibilidade da região, em decorrência das queimadas e da falta de equipamentos que facilitem a operação por instrumentos, e as falhas de segurança na cerca patrimonial do aeroporto.

O DER, presente na reunião realizada via videoconferência, informou que existe um projeto referente à modernização da infraestrutura do aeroporto de Vilhena. O investimento seria de cerca de R$ 1,5 milhões. O órgão informou ainda que há tratativas com o governo federal para liberação de recursos para Rondônia para modernização da infraestrutura aeroportuária.

Procurado, Marcelo Bento, diretor de relações institucionais da Azul, disse que a companhia tem muito interesse em reativar seus voos no interior do estado devido ao agronegócio. Mas, por causa do ritmo lento das obras de reestruturação aeroportuária, a Azul Linhas Aéreas, a única a operar com voos comerciais na cidade, decidiu adiar a retomada das operações no município.

“Se dependesse da gente, já teríamos reativado as operações nessas três cidades”, diz.

“Continuamos acompanhando o cronograma de obras nos aeroportos do interior de Rondônia. Em Vilhena, o governo do estado comunicou que a previsão de conclusão das reformas é abril de 2021. Por isso, já estamos iniciando as vendas considerando esse prazo que recebemos, mas temos a grande expectativa de avaliar um retorno anterior a essa data caso as obras sejam concluídas em um período menor”, afirma Marcelo Bento Ribeiro, diretor de Relações Institucionais da Azul. “Também temos grande interesse na reforma do balizamento luminoso da pista, pois essa melhoria, junto à construção da cerca que delimita o aeródromo, permitirá o aumento das nossas operações, inclusive com a possibilidade de voos extras durante à noite, que aumentarão ainda mais a conectividade de Vilhena com o Brasil. Todas essas novidades dependem exclusivamente da conclusão de melhorias no aeroporto”, completa Bento.

Governo assina ordem de serviço para construção de cerca patrimonial

O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, destacou que as obras fazem parte de um trabalho firme de planejamento para desenvolver o Estado

Na semana passada (15 de outubro) o governador de Rondônia Marcos Rocha (PSL), durante visita à região do Cone Sul do Estado, assinou a ordem de serviço para construção de cerca patrimonial solicitada pela Azul. A empresa contratada tem 180 dias para concluir o serviço.

Segundo Eduardo Antônio Leal Fernandes, Coordenador de Infraestrutura Aeroportuária do DER/RO, o Gerente da Azul estava presente no local, mas não se pronunciou sobre a retomada dos voos.