Campus UNIR de Vilhena receberá escritor Márcio Souza no XXVIII Seminário de Estudos Linguísticos e Literários

8872

Entre os dias 6 e 8 de maio acontece o XXVIII Seminário de Estudos Linguísticos e Literários (Sell). O evento, organizado pelo Departamento Acadêmico de Estudos Linguísticos e Literários (Dell) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), será realizado presencialmente no campus UNIR de Vilhena. As inscrições para ouvintes podem ser realizadas neste link.

A 28ª edição do Seminário de Estudos Linguísticos e Literários traz como tema central “Línguas e Literaturas na/da Amazônia: Inter/Trans/Culturalidades e Políticas Linguísticas”. O Sell busca explorar e aprofundar temáticas cruciais como o papel das línguas indígenas, a preservação da LSB e o impacto das políticas linguísticas no ensino para grupos específicos, como indígenas, surdos e estrangeiros.

O evento visa reunir professores, pesquisadores e estudantes para uma reflexão profunda sobre o cenário das línguas e literaturas na região amazônica, realçando sua rica diversidade linguística e cultural. Além disso, serão abordados os avanços e desafios enfrentados pela literatura amazônica e indígena, cuja relevância tem crescido tanto nacional quanto internacionalmente nas últimas décadas.

Promover debates sobre como as inter/trans/culturalidades na Amazônia têm moldado a formação de professores, tanto no Ensino Superior quanto na Educação Básica, considerando o contexto de grande diversidade étnica, linguística e cultural presente em Rondônia é um dos demais objetivos do Sell.

Márcio Souza – O XVIII SELL contará com a presença de renomados conferencistas, como a do romancista amazonense Márcio Souza, que participará de uma conversa e mesa de autógrafos no dia 7 de maio. O escritor também ministrará a palestra de encerramento do evento, no dia 8 de maio, com o tema “O processo histórico da Amazônia”. Márcio Souza é autor de livros como Mad Maria, Galvez – Imperador do Acre, História da Amazônia: Do período pré-colombiano aos desafios do século XXI, dentre outros. Márcio também é dramaturgo, editor e roteirista.

Também estão entre os palestrantes o professor Francisco Foot Hardman, da Unicamp, e o professor Gilvan Müller de Oliveira, da UFSC. Além desses nomes destacados, a participação de professores da UNIR, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Universidade Federal de Alagoas (UFAL) enriquecerão ainda mais as discussões e reflexões propostas pelo Seminário de Estudos Linguísticos e Literários.

A programação completa do evento está disponível aqui.

Saiba mais sobre o Sell na página do evento, e no Instagram @sellunir

Serviço – XXVIII Seminário de Estudos Linguísticos e Literários

Data: entre os dias 6 e 8 de maio

Inscrições: https://forms.gle/jJdW2D7FobZgrynh6

Local: Campus UNIR de Vilhena

Público-alvo: professores, pesquisadores e estudantes