Significado da Páscoa: A verdade por trás dos ovos de chocolate e coelhos de Páscoa

Afinal, de onde veio a tradição de comer chocolate e por que são os coelhos que entregam estes ovos? Parece um pouco confuso mesmo.

2694

Todo mundo sabe que a Páscoa é um feriado cristão que celebra a ressurreição de Jesus.

A Bíblia diz que Cristo morreu na cruz na sexta-feira Santa, que neste ano cai no dia 30 de março, e ele ressuscitou no domingo de Páscoa (1 de abril). Este é um dos feriados mais importantes para o Cristianismo.

Porém, algumas tradições que fazem parte do feriado não têm muito a ver com a história original. Afinal, de onde veio a tradição de dar e comer ovos de Páscoa? E por que são os coelhos que escondem ou entregam estes ovos? Parece um pouco confuso mesmo.

Muita gente presenteia amigos e familiares com ovos de chocolate, porém, originalmente, comer ovos não era permitido por líderes da Igreja na semana em que antecedia a Páscoa, chamada de Semana Santa. Já que não se podia comê-los, as pessoas começaram a guardá-los e decorá-los neste período, para depois dar de presente às crianças.

Na era vitoriana (1837-1901), a tradição foi adaptada com ovos feitos de papel e papelão embrulhados com cetim e recheados de presentes de Páscoa. De acordo com a BBC, foi a partir de então que começou a tradição de presentear pessoas com ovos de Páscoa.

É preciso lembrar que o ovo já era visto como símbolo de renovação da vida para povos como egípcios, persas, gregos e romanos.

Mas ainda não chegamos ao ovo de chocolate.

Os primeiros ovos de Páscoa feitos de chocolate são relativamente novos. Segundo o site britânico Mirror, eles surgiram na França e na Alemanha no século 19. Na época, porém, eles era amargos e duros.

Com o avanço das técnicas, os ovos de chocolate começaram a ficar mais sofisticados e apetitosos e logo caíram no gosto dos consumidores, especialmente das crianças.

Já o símbolo do coelho na Páscoa também surgiu na mesma época. Coelhos, por se reproduzirem rapidamente e terem muitos filhotes, são símbolo de fertilidade e renovação da vida.

Diz a lenda que, lá no século 19, eram os coelhos de Páscoa que decoravam e escondiam os ovos, tradição que fazia parte dos festivais da Semana Santa na Europa. As crianças, é claro, acreditavam e adoravam.

 

 

Fonte: Luiza Belloni