A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta terça-feira (02/06) a 1ª chamada unificada para matrículas (acesse aqui) dos candidatos aprovados por meio das notas do Enem no Processo Seletivo UNIR 2026, para cursos com ingresso no segundo semestre letivo (2026.2).
O documento apresenta a relação de convocados por curso e campus, respeitando a ordem de classificação e a disponibilidade de vagas para ações afirmativas e cotas e ampla concorrência. Também foi publicado o edital de 1ª convocação para as Bancas de Heteroidentificação, Validação e Verificação.
Como fazer a matrícula?
A matrícula deve ser realizada exclusivamente de forma on-line, no período de 3 a 7 de junho de 2026, pelo Portal processoseletivodiscente.unir.br/discente.
Os candidatos devem enviar a documentação exigida conforme orientações do edital de convocação. Para acessar o sistema, deverá utilizar o CPF como login e a mesma senha cadastrada no momento da inscrição no processo seletivo.
Veja aqui o tutorial de matrícula com instruções de acesso e envio da documetação.
Homologação das matrículas e recursos
Caso sejam identificadas pendências durante a análise preliminar, o candidato deverá reenviar os documentos (ressubmissão) entre os dias 13 e 15 de junho.
O resultado preliminar das análises de matrícula e das bancas de heteroidentificação será disponibilizado ao candidato no Portal de Matrículas, no dia 18 de junho.
No caso de matrícula indeferida (não homologada), o candidato poderá apresentar recurso no período de 19 a 20 de junho, exclusivamente pelo sistema, e o resultado da análise dos recursos será divulgado no dia 24 de junho.
Heteroidentificação
Paralelamente às matrículas também será realizada a etapa de heteroidentificação, além dos procedimentos de validação e verificação das informações prestadas pelos candidatos que concorrem às vagas de cotas e ações afirmativas.
As bancas atuarão por meio da análise da documentação exigida no ato da matrícula e de outros procedimentos detalhados na convocação (acesse aqui).
Cronograma resumido – 1ª chamada para matrículas – Cursos do 2º semestre
Publicação da convocação: 02/06
Envio de documentação: 03/06 a 07/06
Ressubmissão de documentos: 13 a 15/06
Homologação das matrículas: 18/06
Período de recursos: 19 e 20/06
Resultado dos recursos: 24/06
Início das aulas
Os candidatos que tiverem a matrícula homologada ingressarão nos cursos no segundo semestre letivo deste ano (2026.2), que terá início no dia 5 de agosto, conforme o calendário acadêmico da UNIR.
Após a realização da matrícula, o aluno deverá procurar a coordenação do seu curso para mais informações. Veja aqui a lista dos cursos de graduação da UNIR com seus respectivos sites e canais de contato.
Atendimento ao candidato
Dúvidas sobre o processo seletivo, matrícula ou outras etapas podem ser esclarecidas pelo Serviço de Orientação ao Usuário (SOU UNIR), pelo WhatsApp: (69) 2182-2016 ou e-mail: sou@unir.br.
Mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no Portal de Editais da UNIR, com acesso a todos os documentos referentes ao PS UNIR 2026.
|
Convocação para matrícula em 1ª chamada – Notas do Enem – Cursos do 2º Semestre |
|---|
|
Convocação para bancas de heteroidentificação, validação e verificação 2026.2 |
Fonte: UNIR









