PRF identifica motorista danificando via pública em Ariquemes

Veículo apresentava diversas irregularidades que comprometiam a segurança viária

954

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, na manhã desta última quarta-feira, dia (17), realizando atividades de policiamento ostensivo e fiscalização de trânsito na BR 364, próximo ao km 519, no município de Ariquemes, identificou um motorista de 54 anos dirigindo uma combinação de veículo de carga (CVC) causando danos a via pública.

O infrator, ao visualizar as equipes da PRF e DNIT realizando comando de fiscalização de pesos em frente a Delegacia, tentou evadir-se do local. Contudo, foi interceptado pelos policiais, que realizaram a escolta do caminhão até a balança de fiscalização, constando um excesso superior a 5 Toneladas.

Cabe destacar a reincidência desse tipo de conduta por parte da empresa que o motorista representava. No dia anterior (terça-feira – 16), o mesmo caminhão já havia sido flagrado com excesso de peso por agentes do DNIT.

O veículo não apresentava condições mínimas para poder circular oferecendo segurança aos demais usuários da via. Além de faltar equipamentos obrigatórios básicos (lona para transporte, estepe, extintor de incêndio etc.), o veículo apresentava equipamentos ineficientes ou inoperantes (faixas refletivas rasgadas e desbotadas, pneus danificados etc).

A ocorrência de dano qualificado ao patrimônio público da União foi registrada e encaminhada ao Ministério Público Federal para apuração do caso. O veículo foi removido ao pátio para regularização.

A PRF informa que o excesso de peso torna os veículos instáveis, aumentando o risco de tombamento (uma das principais causa de acidentes com caminhões). Além disso, o excesso de carga é um dos principais responsáveis pela destruição das rodovias de todo o país.

Fonte: PRF/RO