PCRO deflagra mega operação e desarticula quadrilha responsável diversos roubos e extorsões na capital

A ação policial denominada Firewall, resultou na prisão de 06 integrantes da quadrilha e apreensão de diversos objetos roubados.

549

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por intermédio da Delegacia Especializada em Repressão a Furtos e Roubos – DERF, deflagrou na manhã desta terça-feira (21/06) uma mega operação em combate aos crimes contra o patrimônio: Roubo qualificado, associação criminosa armada e extorsão qualificada, ocorridos na capital rondoniense.

A ação policial denominada Firewall, resultou na prisão de 06 integrantes da quadrilha e apreensão de diversos objetos roubados.

As investigações estão sendo presididas pelo delegado Talles Beiruth. O inquérito policial iniciou com o roubo à residência, ocorrido na Av. Costa e Silva, dia 20/02. Na ocasião, os assaltantes obrigaram a vítima, um empresário que chegava da igreja, a transferir a importância de R$ 60 mil.

O alto valor da transação fez com que o sistema de controle de movimentações bancárias bloqueasse a conta corrente que recebeu o valor.

No dia seguinte, quatro suspeitos foram ao banco para desbloquear a conta e sacar o valor, porém foram surpreendidos e presos em flagrante delito por agentes da DERF.

Os policiais civis qualificaram os demais integrantes da quadrilha e apresentaram indícios que eles cometeram mais três roubos à residência na mesma noite. Diante das informações, a autoridade policial representou por 9 mandados de prisão e 16 mandados de buscas e apreensões, que foram deferidos pela justiça.

Na manhã desta terça-feira (21/06), aproximadamente 75 policiais cumpriram as ordens judiciais em Porto Velho, Nova Mamoré e Guajará-mirim.

Firewall, nome dado a operação, significa portas antichamas em inglês. Ele é uma proteção que ajuda a bloquear o acesso de conteúdo malicioso. O nome faz referência ao modo como a quadrilha agia, que além de subtraírem objetos, obrigava a vítima a fornecer acesso à conta do banco via aplicativo, transferindo altos valores via pix. Com a operação de hoje, a Polícia Civil bloqueia a ação desta quadrilha, tirando-os do convívio social, impedindo novos roubos.

 

Fonte: PC/RO