Empresa referência no tratamento de resíduos perigosos assume a coleta de lixo hospitalar em Rondônia

O contrato, agora em vigor, foi licitado no final do primeiro trimestre de 2019

685

Com três certificações ISO, a Ar Puro – Soluções Ambientais, assumiu, no dia primeiro de junho, a coleta e destinação final dos resíduos hospitalares perigosos e contaminantes, dos hospitais públicos estaduais, na capital e em municípios do interior de Rondônia.

Há quase uma década atuando em Rondônia, Acre e no Amazonas, a nova empresa começa a prestar o serviço, encerrando um longo ciclo de contratos emergenciais, entre o governo do estado e a antiga empresa de coleta de lixo hospitalar.

Os contratos emergenciais, há muito questionados pelos órgãos de controle, custavam quase o dobro do valor contratado com a Ar Puro, o que irá gerar uma economia de aproximadamente seis milhões de Reais ao estado por ano.

O contrato, agora em vigor, foi licitado no final do primeiro trimestre de 2019.

Devido à legislação ambiental, todo o resíduo hospitalar deve ser devidamente transportado, em embalagens especiais, acondicionado de maneira segura e, posteriormente, levado para o tratamento mais adequado, de acordo com a classificação do resíduo e com as normas da legislação ambiental.

A Ar Puro – Soluções Ambientais signatária do Environmental, Social and Governance (ESG), que em português pode ser traduzido como ambiental, social e governança.

Trata-se de um conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança que pode ser usado para guiar investimentos e escolhas de consumo focadas em sustentabilidade.

A adoção do ESG representa uma verdadeira mudança de paradigma nas relações entre as empresas e seus investidores, já que práticas tradicionalmente associadas à sustentabilidade passaram a ser consideradas como parte da estratégia financeira das empresas.

Nesse contexto, focada nos aspectos socioambientais e na sustentabilidade, a Ar Puro tem investido, tanto na estrutura para o tratamento do resíduo, como na segurança dos profissionais envolvidos no processo, com treinamento, aquisição de equipamentos de proteção individual, e adequação da própria estrutura da empresa nesses últimos 90 dias, para atender a nova demanda rondoniense.

O objetivo da empresa é continuar sendo uma referência para o setor, trazendo para a rede pública hospitalar de Rondônia, um salto na qualidade do serviço prestado ao estado, aos municípios e à iniciativa privada, refletindo em uma maior qualidade de vida, por consequente, à população, cada vez mais atenta aos cuidados com o meio ambiente.