Em visita a Guajará-Mirim Chiquinho da Emater destaca potencial da região e inciativas para a reativação do trem junto a bancada federal

361
Foto: Divulgação

Neste final de semana, o deputado Chiquinho da Emater (PSB) em cumprimento de agenda no município de Guajará Mirim, participou do evento Rodada de Negócios com membros da Emater, juntamente com o deputado Dr. Neidson (PMN) e demais autoridades, onde destacou a riqueza histórica bem como as potencialidades e as ações para fomentar a agricultura familiar regional.

Aproveitando a oportunidade, o parlamentar saudou o trabalho eficiente da Emater na região respectivo as orientações do trabalho do campo e teceu elogios ao seu colega da Assembleia Legislativa Dr. Neidson pelo trabalho atuante, através da destinação de inúmeras emendas que estão ajudando no desenvolvimento de Guajará-Mirim e demais municípios.

Na visita Chiquinho da Emater ressaltou que foi prestigiar Guajará-Mirim pelo seu grande potencial de crescimento, haja vista iniciativas voltadas ao fomento da agricultura familiar, como por exemplo, através do fortalecimento do PAA que é muito importante, principalmente para as mulheres rurais começarem a sua produção, no qual estimasse a luta por um aumento que pode chegar até 10 milhões para elevar a produtividade, onde sugere o fortalecimento do programa também nas administrações municipais.

Outro ponto destacado pelo parlamentar foi no tocante a atuação qualificada do Banco da Amazônia (Basa) e Banco do Brasil inerente a aprovação dos créditos a baixo custo para os produtores rurais com juro de 0,5 % ao ano.

Ainda sobre Guajará-Mirim, o deputado defendeu políticas para buscar rever as regiões de reserva cabíveis em respeito à legislação, afim de transformá-las em terras agricultáveis, objetivando melhorar a economia regional.

Também foi discutido a união junto a bancada federal para reativar através de um projeto o trem com circulação do Iata até Guajará-Mirim, sendo uma oportunidade para explorar o turismo aumentando a geração de emprego e renda no município, demanda essa que seguirá em pauta na capital federal.

Nova Mamoré

Além disso, o parlamentar também referenciou regiões próximas a partir das suas atividades desenvolvidas, como por exemplo, o município de Nova Mamoré que se destaca em âmbito estadual como maior produtor de leite, no qual mostrou apoio para fortalecer gradativamente o setor, elogiando os gestores locais pelo trabalho desenvolvido.

Elencando as ações para a região, o deputado lembrou que mediante pedidos do seu partido PSB e do Tião membro da Emater, foi destinado na última quinta-feira uma emenda para a compra de barracas, onde o recurso já foi disponibilizado para a Emater para a realização de eventos como no caso da Feira do Leite, entre outros, afim de melhor acomodar os participantes estabelecendo avanço na interatividade comercial.

Fonte: Allan Poleto-Assessoria