Educação Ambiental: Prefeitura inicia estudos para implantação de hortas escolares na rede municipal de ensino

776

Escolas municipais da cidade deverão se beneficiar em breve de um projeto que criará “laboratórios vivos” em forma de horta escolar em cada unidade para ajudar no aprendizado ambiental das crianças. Com objetivo pedagógico e social, o projeto visa inculcar os princípios do funcionamento do Meio Ambiente, bem como a consciência da
sustentabilidade e preocupação com a preservação do ecossistema.

Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação de Vilhena (Semed) e a Secretaria de Agricultura de Vilhena (Semagri), o projeto está em fase de planejamento e deverá ser implantado em breve. De acordo com os profissionais envolvidos, a atividade permitirá ocupar espaços físicos ociosos das escolas, como pátios, corredores e outros locais criativos a fim de proporcionar a vivência do aluno com práticas multidisciplinares relacionadas às hortas escolares.

“Queremos despertar o pensamento crítico no aluno para que ele se reconheça enquanto parte do meio ambiente. Pretendemos também que eles passem a consumir os alimentos cultivados e pensem sobre várias disciplinas no processo, como ciências, geografia, matemática e outras matérias pertinentes. Tudo isso deve promover bons hábitos alimentares e estimular o trabalho em equipe nos pequenos”, analisa a Coordenadora das Ações de Educação Ambiental na Semed, Katya Barros.

O agrônomo Gustavo Lisboa, da Semagri, salientou também a importância de conscientizar as crianças desde cedo para valorizarem alimentos orgânicos, não só pela preocupação com a saúde, mas também pelo aspecto econômico. “Uma vez que são cultivados principalmente por pequenos produtores, os alimentos orgânicos geram renda e mão-de-obra importante no município”, revela.

Pai de quatro filhos e produtor rural, o prefeito Eduardo Japonês acredita no projeto, que tem também potencial para formar bons cidadãos. “O trabalho em um canteiro vai ajudar as crianças a entender que seu esforço pode trazer resultados, se forem dedicadas. Somos uma cidade com uma zona rural promissora na horticultura e as crianças podem entender isso logo cedo, incluindo em seu cardápio alimentar mais frutas, legumes e verduras”, analisa o prefeito.

 

Fonte: Semcom