Cirurgias de catarata em Vilhena: saiba como agendar sua consulta para ser beneficiado

Secretaria de Saúde convoca interessados na cirurgia para realizarem cadastro

7313

Previsto para realizar cerca de 500 cirurgias de catarata em Vilhena ainda em dezembro, o “Projeto Visão”, fruto de emenda da deputada federal Jaqueline Cassol, começa no próximo dia 20 em Vilhena. Para tanto, os interessados nas cirurgias devem se cadastrar na Central de Regulação e agendar sua consulta para avaliação oftalmológica.

“É necessário apresentar apenas o cartão do SUS aqui na Central de Regulação, ao lado do Hospital Regional de Vilhena, para que as consultas sejam agendadas e, posteriormente, realizadas na clínica São Lucas, na avenida Brigadeiro. Muitos ainda não vieram e para ter acesso à cirurgia o paciente precisa passar pela avaliação antes”, explica o diretor do Hospital Regional de Vilhena, Faiçal Akkari.

A empresa contratada pela Prefeitura de Vilhena para realizar os procedimentos na cidade é a Pizarro – Hospital do Olho, de Catanduva, em São Paulo, com 45 anos de experiência no ramo.

A DOENÇA – A Catarata é uma doença que ataca o olho, causando a perda da transparência do cristalino (lente natural do olho responsável pela focalização da visão para perto e para longe, composta por células que ficam atrás da pupila). A falta de brilho do cristalino dificulta a chegada da luz à retina e a visão fica comprometida. Essas alterações podem causar pequenas distorções visuais e até mesmo cegueira.

Os principais sintomas são diminuição de resolução e alcance da visão, maior sensibilidade à luz, diminuição da noção das cores, visão embaçada, foco prejudicado e visão “nublada ou com névoa”.

 

Semcom