Central de boatos coronavírus – é verdade ou mentira?

1374

A DENGUE É MAIS PERIGOSA QUE O NOVO CORONAVÍRUS?

O BOATO:
Muitos começaram a potencializar nas redes sociais mensagens que afirmam que a dengue é mais perigosa que o novo coronavírus. Vários gráficos e dados circulam por aí, para “provar” que a pandemia do coronavírus é menos problemática que outras doenças que já temos como “costumeiras” no Brasil, em especial a dengue.

A VERDADE:
De acordo com o Ministério da Saúde, a dengue já contaminou 11,1 milhões de pessoas e matou 6.234 pessoas no Brasil, contra 8 mil contaminados e 329 mortos pela covid-19. A diferença entre esses números é que estas mortes e casos de dengue aconteceram no período de 16 anos, entre 2003 e 2019, enquanto que o novo coronavírus registrou sua primeira morte no país em 17 de março de 2020.

Dessa forma, comparando os dois períodos, percebemos que a média de mortes por dengue no Brasil é de 32,4 por mês, enquanto que a média da covid-19 está em 300 a cada 15 dias, um número 18 vezes maior.

Porém, há ainda mais fatores que tornam o novo coronavírus pior que a dengue:

(1) Crescimento exponencial e atemporal
Enquanto a dengue depende de um hospedeiro, o mosquito Aedes aegypti, para contaminar as pessoas, o novo coronavírus é transmitido por qualquer pessoa contaminada, mesmo antes de ela apresentar sintomas. Por isso, a dengue tem um período de “ataque” bem sazonal e característico, pois a proliferação do vetor depende de água parada, mais comum na época de chuvas mais intensas no país. Essa previsibilidade permite um combate coordenado e estruturado à doença, que já é conhecida e monitorada no país desde a década de 80.

A covid-19 não depende do clima, nem de hospedeiro intermediário. Devido a sua facilidade na transmissão (a média é que cada pessoa transmita para outras 3 pessoas) o crescimento do número de casos da covid-19 é exponencial. Isso significa que primeiro haverá poucos casos e que, de repente, um grande número de contaminados irá aparecer, contaminando ainda muitos outros.

(2) Letalidade e internações maiores
Dividindo o número de mortes pelo número de casos, chegamos à letalidade de 0,05% da dengue, enquanto que a covid-19 tem, atualmente, no Brasil, letalidade de 4%, ou seja, 80 vezes maior.

Além disso, o número de internações em hospitais oriundas do novo coronavírus, proporcionalmente, é bem maior que da dengue. Enquanto a dengue leva apenas 3,1% de seus casos confirmados ao hospital, o Ministério da Saúde explica que o coronavírus causa internações em 15% dos casos confirmados, sendo um terço destes em UTIs. Além disso, enquanto a dengue costuma durar uma semana, a internação por covid-19 dura cerca de 15 dias.

Isso é uma característica grave da covid-19, pois rapidamente todos os leitos de internação dos hospitais do país poderão estar preenchidos e aqueles que poderiam ser salvos correrão o risco de morrer pela falta de leitos de internação ou UTI. Esse colapso do sistema de saúde causou uma taxa de letalidade do novo coronavírus de 12% na Itália,

Para você confirmar as informações sobre esse novo vírus é essencial que acompanhe sites oficiais como o Ministério da Saúde ou Organização Mundial de Saúde (OMS). A Prefeitura de Vilhena está comprometida com a verdade e, diariamente, publica a série de postagens “Central de Boatos Coronavírus” para combater o vírus e as fake news ao mesmo tempo!

Você pode ajudar a vencer essa batalha com o conhecimento. Compartilhe algo somente depois de verificar a veracidade. A Saúde pública agradece!
#saudevilhena #coronavirus #semusvilhena #prefeituradevilhena #covid19

Acesse todos os boatos desmentidos, ou confirmados, até hoje:
http://bit.ly/BoatosCoronavirus