1º paciente de MT fala do tratamento com cloroquina; ‘Efeito muito rápido’

Gerente de uma fábrica de refrigerantes aceitou falar sobre o que passou com o objetivo de ajudar as pessoas que estão passando por esse momento

2958

Primeiro paciente que teve a confirmação que estava com a Covid-19 em Cuiabá faz relato emocionante de sua trajetória até a cura. Ele aceitou responder perguntas e por acreditar que sua história pode servir como exemplo de superação neste momento tão difícil que todo o Mundo enfrenta. Mas pediu para não ser identificado. Gerente de uma fábrica de refrigerantes, com 48 anos, destaca que não fazia parte do grupo de risco devido à idade, não possuía nenhuma doença e sempre praticou atividades físicas. Isso não impediu que fosse contaminado e internado por duas vezes.

Admite que ficou bastante assustado ao receber a notícia que estava com o novo coronavírus, pelo fato de ser uma doença desconhecida, agressiva e que tem feito muitas vítimas fatais em todo o Mundo.

Ele esteve em Londres e afirma que não considerava estar em risco. “…a gente nunca acha que vai acontecer com a gente”, descreve.

O primeiro paciente de Cuiabá relata que não tinha sintomas ao chegar da viagem e teve contato com familiares. Isso acabou, com o tempo, sendo sua maior preocupação, se tinha infectado alguém. Mas todos fizeram o teste e deu negativo.

Ele relata que fez o primeiro teste ainda sem sintomas. Mas logo começou a sentir os efeitos da Covid-19. Dores no corpo, cansaço e febre. O primeiro resultado deu positivo e ele realizou uma tomografia que já apontou o início de uma pneumonia. Internado, teve alta hospitalar após três dias. Voltou para casa confiante, mas a febre continuou, a pneumonia avançou e ele foi internado pela segunda vez.

O paciente relata que logo entraram com a cloroquina. Foi avisado dos riscos de efeitos colaterais e teve até que assinar um documento. Mas a reação foi muito rápida. No dia seguinte, já se sentia melhor. As dores no corpo sumiram, assim como a febre e as manchas no pulmão. Ele relata que não teve qualquer efeito colateral.

“Hoje estou em ótimas condições de saúde e me sinto muito feliz por estar curado. Sou muito grato aos médicos que me trataram e principalmente a Deus que possibilitou que eu pudesse estar aqui hoje, curado e em convívio com minha família”, diz o gerente.

Ele enfatiza que outra grande alegria foi não ter transmitido a doença para ninguém da sua família e aconselha as pessoas a se cuidarem e seguirem as orientações dos órgãos de saúde. “Tenham no meu exemplo um caso de superação, mesmo com alguns momentos mais difíceis, mas hoje plenamente recuperado e, acreditando que esse exemplo pode ajudar muitas pessoas a passarem de uma forma mais amena por esse momento tão difícil e incerto que estamos vivendo”.

Leia na íntegra a carta enviada pelo primeiro paciente diagnosticado com o novo coronavírus em Cuiabá e já curado:

 

“Fui o primeiro paciente diagnosticado com o covid-19 em Cuiabá no mês de março/2020. Realizei o exame no dia 12/03 e tive a confirmação deste no dia 16/03. Na sequência, realizamos novo exame para obter a contraprova e a confirmação oficial do diagnóstico aconteceu mais 4 dias depois do primeiro resultado. Importante ressaltar que não pertenço ao grupo de risco, pois tenho 48 anos, pratico atividade física diária e não tenho nenhum problema de saúde.

Ao saber que estava com a Covid-19 fiquei bastante assustado, já que é uma doença desconhecida, agressiva e até mesmo mortal, em muitos casos. Apesar de ter ido para Londres, eu não considerava estar em risco, visto não ter muitos casos diagnosticados com a doença na época e pouca mídia sobre o Covid-19 nesta data… a gente nunca acha que vai acontecer com a gente!

Apesar de ter tido contato no Brasil com poucas pessoas até aquele momento, fiquei bastante preocupado de ter transmitido o vírus a alguém, mas graças a Deus isso não aconteceu. Eu havia retornado de uma viagem a Londres e, após minha chegada, realizei o teste e aguardei resultado em isolamento domiciliar, mesmo estando assintomático.

Após alguns dias em isolamento, comecei a sentir dores no corpo e um pouco de cansaço; no terceiro dia, além desses sintomas, comecei a apresentar também febre.

Com a confirmação do diagnóstico, fui orientado a ir até o hospital Santa Rosa para reavaliação e lá realizei uma tomografia na qual apareceram alguns pontos de pneumonia em meu pulmão, motivo que justificou minha internação.

Meu quadro de saúde continuou estável e obtive alta hospitalar 3 dias depois dessa internação.

Porém, em casa, continuei apresentando quadro febril e a pneumonia atingiu uma extensão maior do pulmão. Precisei internar pela segunda vez, e me senti bastante preocupado nesse momento e com medo de demorar a ficar bem.

No mesmo dia, iniciei o uso de antibiótico e da cloroquina a fim de reverter a pneumonia e o quadro febril. Fui avisado que a substância poderia ocasionar alguns efeitos colaterais e precisei assinar um termo de conhecimento da utilização do produto mas, como sabia dos casos de sucesso com a medicação nos EUA, não tive dúvidas em autorizar seu uso.

No dia seguinte já me senti muito bem e considero que o uso da cloroquina foi um divisor de águas no meu tratamento, pois a partir daí comecei a melhorar visivelmente, desapareceram também as dores no corpo e as manchas em meu pulmão, assim como o quadro febril.

Não tive nenhum efeito colateral com o uso do medicamento e a maior dificuldade nesse período em que estive com a doença foi o isolamento social, não poder estar próximo fisicamente de minha esposa, meus filhos e meu amigos.

Hoje estou em ótimas condições de saúde e me sinto muito feliz por estar curado. Sou muito grato aos médicos que me trataram e principalmente a Deus que possibilitou que eu pudesse estar aqui hoje, curado e em convívio com minha família.

Sou muito grato também por não ter transmitido o vírus a nenhuma das pessoas que tiveram contato comigo, já que todos os meus familiares fizeram o teste do Covid-19 e obtiveram resultado negativo para o Vírus. Esse foi um momento muito especial.

Meu conselho é que as pessoas realmente se cuidem e sigam todas as orientações recomendadas pelos órgãos de saúde. Tenham no meu exemplo um caso de superação, mesmo com alguns momentos mais difíceis, mas hoje plenamente recuperado e, acreditando que esse exemplo pode ajudar muitas pessoas a passarem de uma forma mais amena por esse momento tão difícil e incerto que estamos vivendo”.

 

FONTE: REPÓRTER MT