Dez truques escondidos do Facebook que vão facilitar a sua vida

Saiba como receber conteúdos mais interessantes, não ser incomodado por notificações de jogos e preservar sua privacidade na rede social

1048

Facebook provavelmente faz parte da sua vida. Hoje, a rede social tem mais de 1 bilhão de pessoas conectadas todos os dias.

Apesar de simples e intuitivo, o Facebook tem configurações não tão conhecidas, mas que podem melhorar a vida de seus usuários.

Confira, nos itens abaixo, truques para receber conteúdos mais interessantes, não ser incomodado por notificações de jogos e preservar a sua privacidade, entre outras coisas. Confira:

1. Salve links para ver depois
Viu algo interessante no seu feed de notícias mas está sem tempo agora? Então salve o link para ler depois. É fácil. Toda postagem do Facebook tem, em seu canto superior direito, um triângulo invertido. Clique nele e depois em “Salvar link”.

O conteúdo ficará guardado para você. Para acessá-lo, basta buscar o ícone “Salvos”. No desktop, ele fica no canto superior esquerdo da página inicial. Nos celulares, clique no botão “Mais”, que tem a forma de três linhas horizontais, para encontrá-lo.

2. Não receba mais notificações de jogos
Você tem um amigo que te incomoda com notificações de jogos? Use esse truque para não ser mais importunado.

No desktop, procure um triângulo invertido no canto superior esquerdo e depois clique em “Configurações”. Após isso, vá em “Notificações”, “No Facebook” e “Atividades e solicitações de aplicativos”. Nesta aba, desative as notificações que quiser. No celular, vá em “Mais”, “Configurações de aplicativos”, “Notificações” e “Solicitações de aplicativos”.

3. Coloque um vídeo de perfil
Nem todos sabem, mas é possível trocar sua foto por um vídeo de perfil. Para isso, basta ir à sua imagem atual, clicar em “Atualizar” e “Criar vídeo de perfil”. Esta função está disponível apenas para smartphones.

4. Desative a reprodução automática de vídeos
É possível que os vídeos do seu feed sejam reproduzidos automaticamente – e estejam acelerando seu consumo de internet.

No desktop, é possível desativar essa reprodução clicando no triângulo invertido da parte de cima da tela, depois em “Configurações”, “Vídeos” e desativando a opção “Reprodução automática de vídeos”. Em smartphones, vá em “Mais”, “Configurações de aplicativos” e “Reprodução automática”.

5. Veja suas recordações
Há algum tempo, o Facebook exibe conteúdos postados por seus usuários no mesmo dia de anos anteriores. Para acessá-los, busque a aba “Neste dia”. No computador, ela fica no menu “Aplicativos”, no lado esquerdo da tela. Nos celulares, basta clicar em “Mais” e buscar o ícone.

6. Veja seu registro de atividades
O Facebook registra todos os posts, compartilhamentos e curtidas de seus usuários. Para rever seus passos pela rede no desktop, busque o triângulo invertido no canto superior direito da tela e clique em “Registro de Atividades.” No celular, clique em “Mais”, vá até o menu “Ajuda e configurações”. Lá estarão os seus registros.

7. Escolha os conteúdos que quer ver primeiro
Quer ver tudo que determinadas páginas ou pessoas postam no Facebook? É simples. No desktop, clique no triângulo invertido e acesse a aba “Preferências do feed de notícias”. Em smartphones, encontre a aba acessando o botão “Mais” e o menu “Ajuda e configurações”. Escolha que páginas serão sempre mostradas no topo do seu perfil.

8. Veja como seu perfil aparece para as pessoas
Essa dica é para quem tem a curiosidade de saber como o seu perfil é mostrado para o público ou amigos em especial.

Para isso, use a função “Ver como”. Disponível apenas para computadores, é possível acessá-la na sua página de perfil. No canto inferior direito da sua foto de capa, há um símbolo de reticências. Clique nele e depois em “Ver como”. Lá, você pode ver como seu perfil é exibido para qualquer um da sua lista de amigos e para quem não tem contato contigo na rede.

9. Selecione quem verá suas postagens
Uma dica mais conhecida, mas que vale ser citada. É possível selecionar que amigos receberão ou não os seus conteúdos. Na caixa de postagem, há uma opção que mostra suas preferências. Clique nela e “filtre” a postagem de acordo com suas preferências.

10. Escolha quem verá seus álbuns
Cada álbum seu tem uma configuração própria de privacidade – os únicos que são necessariamente públicos são os das suas fotos de perfil e de capa. Quanto aos outros, é possível selecionar se eles podem ser vistos por qualquer um, por amigos ou membros de determinados grupos que você faz parte.

No desktop, vá até sua página de álbuns. No canto superior direito de cada um deles, há um ícone que mostra a configuração de privacidade deles. Ajuste-as como preferir. Nos smartphones, selecione os álbuns. No canto superior direito da tela, há um ícone com a forma de três pontos. Clique nele e depois em “Editar”. Ali estarão as opções de privacidade.

 

FONTE: REVISTA PEGN/GLOBO