VILHENA: Integrantes de facção são ouvidos em Fórum sob forte esquema de segurança

As audiências são em decorrência da Operação Intramurus deflagrada em 2018 pela da Polícia Civil

6628
Fotos: Kanitar Oberst

A rotina de quem passa próximo ao Fórum Criminal de Vilhena ficará alterada nesta quarta-feira (11). Desde as primeiras horas de hoje, sob a escolta de dezenas de policiais fortemente armados em uma das maiores operações já realizadas no município, cerca de 22 presos de alta periculosidade ligados ao PCC são levados do Centro de Ressocialização Cone Sul para audiências no Fórum. Todas as audiências que deveriam acontecer hoje foram designadas e os prazos processuais foram suspensos. Sem expediente, os trabalhos no Ministério Público, Defensoria Pública e também dos advogados foram afetados.

As audiências são em decorrência da Operação Intramurus deflagrada em 2018 pela Polícia Civil (PC), para acabar com os centros de comandos instalados dentro de penitenciárias de Rondônia e Mato Grosso do Sul por facções criminosas. Em fevereiro deste ano agente da PC cumpriram dezessete mandados de prisão e uma busca e apreensão somente em Vilhena. Outros onze mandados em Porto Velho, dois em Mato Grosso do Sul.

A grande movimentação de viaturas policiais pelas ruas da cidade despertou questionamentos entre a população. Para muitos, o alto custo do esquema poderia ter sido evitado com o uso da tecnologia, como a videoconferência. Para Carlos Cesar, instrutor de autoescola, a internet evitaria, inclusive, a mudança na rotina de milhares de pessoas e preservaria a segurança delas.

O Vilhena Notícias questionou um funcionário do Fórum sobre o porquê as audiências não foram realizadas por vídeo conferência ou os magistrados se deslocaram até o presídio. O servidor disse não saber o por que.

Já na unidade prisional a reportagem apurou que não há internet para a realização de vídeo conferências. E em relação a ida dos magistrados até o presídio, a fonte acredita que os juízes temam pela própria segurança ao irem até o presídio, que também não tem um local adequado para audiências desse porte.

A operação de transporte dos presos deve acontecer ao longo do dia e deixar o trânsito no entorno do Fórum comprometido. A avenida Luis Maziero está parcialmente bloqueada.