Videoconferência reúne supervisores, orientadores e coordenadores da Educação municipal em planejamento sobre aulas em 2021

352

O departamento pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou pela internet a primeira reunião direcionada a supervisores, orientadores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de VIlhena com o objetivo de recepcionar os profissionais que atuarão em 2021 nas escolas de Educação Infantil, no Ensino Fundamental anos iniciais e finais e Educação de Jovens e Adultos.

Além disso, os profissionais fizeram um diagnóstico das atividades não-presenciais realizadas nas escolas em 2020, destacando os maiores desafios e conquistas vivenciados no período. Na videoconferência foram feitos esclarecimentos acerca do material de apoio para a Educação Infantil, bem como orientações para o planejamento e as práticas docentes. Foi lançado também um programa de formação mensal continuada para supervisores e orientadores durante o ano de 2021.

REUNIÃO ON-LINE ALINHOU melhores práticas para as atividades on-line e possível retorno presencial em 2021, ainda sem data definida

A respeito dos anos iniciais do Ensino Fundamental foram debatidas melhores práticas na alfabetização. O evento on-line serviu também para divulgação dos informes gerais e calendário de formação de 2021. Já para os anos finais do Ensino Fundamental foi anunciada a alteração da grade curricular, especificamente dos conhecimentos regionais e técnicas agrícolas que serão compreendidos nos componentes curriculares de História, Geografia e Ciências. Os profissionais foram informados ainda que durante o ano as formações terão o objetivo de buscar trabalhos coletivos na EJA, com o intuito de formalizar material didático que auxiliará nos Projetos Interdisciplinares.

“Ainda não temos data para o retorno das aulas presenciais em Vilhena. No entanto, assim como fizemos com a elaboração do Plano de Retorno continuaremos a debater as melhores práticas possíveis para que, quando for permitido, a Educação volte a todo vapor, garantindo ensino e aprendizagem de qualidade ao mesmo tempo que oferece segurança em saúde”, assegura o secretário municipal de Educação, Ronaldo Alevato.