Trabalhadores rurais aprendem sobre vacinação e medicação de bovinos em parceria da Prefeitura com entidades

Curso gratuito foi oferecido por técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura

437

Técnicas de aplicação de vacinas e medicamentos em bovinos foram explicadas na teoria e na prática para trabalhadores rurais de Vilhena beneficiados recentemente por curso gratuito oferecido pela Prefeitura de Vilhena em parceria com com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vilhena e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O curso foi administrado por técnicos da Semagri, que ministraram aulas teóricas no auditório da secretária e também conduziram a turma por aula prática em propriedades com criação de bovinos na zona rural de Vilhena.

De acordo com um dos técnicos da Semagri responsável pelo curso, Ismael dos Santos Junior, o treinamento permitiu capacitar os trabalhadores para evitar a brucelose, doença infectocontagiosa que pode ser transmitida entre os animais e deles para o homem. “Percebemos que muitos produtores e trabalhadores das chácaras e fazendas não sabiam como vacinar e medicar seus animais para estarem protegidos da doença. Essa parceria com o sindicato e o Senar permitiu colocar ensinar a produtores, trabalhadores e estudantes de veterinária as melhores práticas nestes cuidados importantes com a saúde animal e humana”, conta Ismael.

Para o secretário municipal de Agricultura, Marcelo “Boca”, a melhora na saúde dos animais reflete na produtividade e geração de renda. “A Semagri está sempre à disposição do pequeno produtor. O programa ‘Balde Cheio’, por exemplo, aumentou muito a produtividade de vários criadores de animais, no entanto, esse cuidado com a saúde também é importantíssimo. Já somos livres da febre aftosa em Rondônia até mesmo sem vacinação, um status sanitário muito bom. Cada cuidado adicional nesse manejo dos bovinos melhora o valor da carne e protege ainda mais o plantel e os humanos”, comenta “Boca”.

Mais informações sobre cursos e orientações disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Agricultura podem ser conseguidas pelo WhatsApp institucional da Prefeitura, 3919-7081.

Semcom

AULAS PRÁTICAS E TEÓRICAS preparam trabalhadores, produtores e estudantes de veterinária