RETRATO DO DESCASO: posto de saúde que custou mais de meio milhão está se deteriorando

Secretário de Saúde disse que pretende ativar Unidade ainda em 2019

4561
Foto: Vilhena Notícias

A reportagem do Vilhena Notícias foi até o local onde foi construída a Unidade Básica de Saúde Tipo II – UBS, do Setor 12, no final da tarde de quinta-feira, 10 de outubro, e encontrou o descaso com o dinheiro público.

A construção, que conforme placa fixada na entrada, custou pouco mais de meio milhão de reais (R$ 509,950,02) e teve data de início da construção no longínquo ano de 2014 (23 de abril) com previsão de término seis meses depois, está abandonada pelo poder público.

Dois portões fechados com cadeados, protegem a parte da frente da Unidade, porém, na lateral, já quase aos fundos da construção, onde deveria haver mais um portão o local está aberto à “visitação”. O que tinha sido instalado foi furtado e a Secretaria de Saúde não colocou outro no lugar.

Portão que fica na lateral do prédio foi furtado

A cerca de 15 metros dessa entrada sem proteção há uma espécie de fossa (foto), que provavelmente havia recebido uma tampa de madeira e que com a ação do tempo já perdeu sua utilidade. Dentro do buraco foram jogadas uma pia de banheiro e também uma privada, como se pode ver na foto.

Louças sanitárias foram arrancadas de dentro do prédio e jogadas na fossa

Outras fotos mostram um dos portais de uma das portas de entrada para uma das salas de consulta, já se deteriorando. Restos de materiais elétricos também foram encontrados, vide duas tampas de tomadas jogadas no pátio.

Outro ponto que chamou a atenção da reportagem foram as lâmpadas acesas. Apesar do local estar fechado (as fotos foram feitas através dos vidros) é possível ver que algumas lâmpadas na parte de dentro da Unidade ficam acesas durante todo o dia e noite.

Procurada, a administração municipal atual, que numa análise geral tem sua parcela de culpa no abandono, porém, numa escala menor que de gestões passadas, já que a obra é datada de 2014, informou que, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Afonso Emerick, a expectativa é que o Posto de Saúde do Setor 12 seja aberto em breve, especialmente após a contratação de mais servidores para a Saúde através do concurso público. Não é possível precisar a data, mas o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde é para que a unidade esteja funcionando ainda em 2019.