Reforma do postinho Leonardo pela Unesc começa: investimento de mais de R$ 700 mil

90 dias é o prazo previsto para conclusão anunciado pela faculdade

656

Parte do programa de melhorias na estrutura física de todas as unidades de saúde do município, a reforma do postinho Leonardo Alves começou nesta semana, através da Unesc, que realiza a obra como contrapartida por utilizar as unidades públicas de saúde para o curso de medicina. O investimento é de R$ 730 mil envolvendo ampliação e reparos em todo o prédio.

A secretária municipal de Saúde, Siclinda Raasch, visitou a obra junto do coordenador de Atenção Básica do município, José Aparecido, da diretora da UNESC, Juliana da Costa e do diretor do Hospital Regional de Vilhena, Clair Cunha.

A reforma teve início na última terça-feira e irá substituir toda a cobertura por estrutura metálica, incluindo ainda colocação de telhas termo-acústicas e forro em placa de gesso. Será também trocado o piso, bem como promovida ampliação para adequação às normas da Agevisa. Um pequeno auditório será construído para treinamentos e reuniões das equipes da unidade, além de realizadas correções em instalações hidráulicas e elétricas, incluindo construção de nova fossa, novo sumidouro e implantação de projeto completo de prevenção e combate de incêndio.

Está prevista também a pintura interna e externa, requalificação urbanística do local com nova fachada, transformando a estrutura do postinho de saúde em um conceito arquitetônico aberto, sem muros na frente, com gramado na frente unidade, de maneira a promover maior integração da comunidade com o posto de saúde. Ao mesmo tempo, todas as portas estarão protegidas, haverá cerca elétrica e paisagismo semelhante à unidade Afonso Mansur.

A Unesc prevê que a obra dure 90 dias, a partir de quando a unidade passará a receber também alunos de medicina. “É um momento de muita alegria ver essa obra em andamento, será de grande benefício para a população da região e também para os servidores. O postinho Leonardo irá contar com uma estrutura física de muita qualidade, teremos mais servidores a disposição e contando também com o apoio da Unesc”, assegura Siclinda.

“Lembramos que mesmo com este prédio fechado, a população dessa região não está desassistida, pois o postinho funciona atualmente no antigo prédio da Crepad, do Governo do Estado. Levamos toda a estrutura do Leonardo para esse local mantendo os pacientes sempre com acompanhamento e prestando os atendimentos necessários”, informou José Aparecido.

Para a diretora do campus da Unesc em Vilhena, Juliana da Costa, a parceria entre a Prefeitura de Vilhena e a universidade tende a trazer cada vez mais benefícios à população. “Nossos acadêmicos de medicina vão auxiliar no atendimento aqui, sendo um reforço para as equipes da saúde municipal. Temos esse compromisso junto ao Executivo e sabemos que após o fim dessa reforma teremos um espaço que valoriza o paciente e os profissionais que atuam junto a comunidade vilhenense”, garante.

MAIS REFORMAS – Além do Leonardo Alves, passam por reforma atualmente o Hospital Regional de Vilhena, o posto de saúde do Cristo Rei e, em breve, deve começar a reforma do postinho do São José.

Semcom

OBRA ENVOLVE AMPLIAÇÃO e reparos estruturais para renovação completa da unidade