Recuperado de atropelamento, macaco é devolvido à natureza em Colorado; veja vídeo

Empresária resgatou animal e custeou tratamento em um veterinário da cidade

2217
Eduardo, comandante do Tiro de Guerra e a empresária Isaura acompanharam a soltura do animal. (Foto: Divulgação)

O médico veterinário José Aparecido de Oliveira, de Colorado do Oeste, devolveu à natureza nesta quarta-feira (11) um macaco-prego encontrado ferido em um trecho da BR-435, após ter sido atropelado por um veículo automotor. O macaco, também conhecido como mico-de-topete, foi resgatado pela empresária coloradense Isaura Castaman com ferimentos na face e escoriações leves e levado até o Pet Shop Pronto Dog, onde ficou em observação, foi tratado dos ferimentos e recebeu alta depois de quase três dias internado.

Em contato com o Vilhena Notícias nesta manhã o Dr. José Oliveira disse que o mico foi solto em uma área de reserva do Tiro de Guerra, onde vivem macacos da mesma família e de outras espécies.

 

ESPÉCIE

O macaco-prego pertence ao grupo mais comum encontrado na América do Sul.  No Brasil, a espécie pode ser encontrada em diversas regiões, mas sua maior incidência é na floresta Amazônica e Atlântica. Entretanto, pode ser encontrado no Pantanal, Caatinga e Cerrado. Essa ampliação nas regiões de ocorrência deve-se, provavelmente, à perda e fragmentação de seu habitat natural e devido a sua maior tolerância em buscar novos habitats tem permitido a população sobreviver, apesar do número de indivíduos ter diminuído. Além disso, sofrem comumente com o tráfico de animais. A classificação científica no Brasil conta com 97 espécies conhecidas, sendo a Sapajus apella (Linnaeus, 1758) o indivíduo mais popular. Informações do Info Escola.